domingo, 28 de agosto de 2011

Uma outra Belém

O Blog do Flávio Nassar sempre nos proporciona matérias interessantes. Desta vez, apresenta-nos um vídeo com imagens de Belém nos anos 1970. Graças a ele, pude ver imagens das ruínas do Murutucu, já que de outro modo não há como vê-las. Escrevi a respeito em novembro de 2009 e minha promessa de vingança acabou frustrada, já que ninguém se responsabiliza pelo espaço e não temos acesso a ele, pois teoricamente só podemos entrar mediante autorização e nenhum dos órgãos consultados sabe se tem essa autoridade ou não.
Vemos, também, uma cidade antes da macrodrenagem da bacia do Una, com suas palafitas, com seus calhambeques, Fuscas e Brasílias (o que quase dá no mesmo), seus moradores usando calças compridas e camisas de botão, suas crianças brincando na rua e a Pedra do Peixe funcionando a pleno vapor. A Belém de então não era a pátria do setor supermercadista, onde hoje se compra quase tudo.
Enfim, um mundo que aos poucos vai-se perdendo e se tornando surreal. Gostei de ver o vídeo. E de saber que, no passado, os jovens escutavam canções sobre estudar História. Além disso, ficamos sabendo que Amy Winehouse não foi nada original em sua maquiagem de olho egípcio.

Nenhum comentário: