terça-feira, 22 de julho de 2008

Mudanças na cidade

O Fórum Social Mundial é um evento sério e de grande importância. Se não produz efeitos práticos mais concretos, é porque o outro lado da moeda é forte demais e ignora solenemente quaisquer oposições. Seja como for, sem o FSM decerto que os líderes dos países mais ricos do mundo estariam mordendo mais do que já mordem — e em escala global.
Fiquei feliz de saber que a edição 2009 do FSM ocorrerá em Belém, pela grandeza do evento em si mesmo. Estou interessado em transitar pelo ambiente multicultural que se formará. Contudo, reduzindo drasticamente meu objeto de atenção, creio que não me desqualifica dizer que estou, acima de tudo, interessado nos investimentos que serão feitos em nossa cidade, para dotá-la de melhor infraestrutura. Afinal, o FSM se vai, mas nós ficamos aqui, com nossa malha viária insuficiente e mal conservada, com nossa rede de transportes públicos deficitária, com nossos problemas de segurança, etc. Felizmente, os investimentos estão sendo empenhados — e tenho um sentimento pessoal de que apenas porque os governos estadual e federal não são mais do PSDB, que com certeza jamais teria interesse nisso.
Se as promessas forem cumpridas, a Perimetral será enfim duplicada e terminará na passagem de nível da Dr. Freitas, duas metas que Edmilson Rodrigues quis, mas não conseguiu atingir. Nas margens do rodovia, a favela dará lugar à urbanização e saneamento, com direito à construção de um conjunto residencial popular. Uma mudança gigantesca e extremamente benéfica à face da cidade.
Não vejo a hora de que isso se torne realidade. Mas como sempre devemos manter as barbas de molho, espero de dedos cruzados.

Acréscimo em 9.11.2011: Fiz bem em botar as barbas de molho. Meu entusiasmo da postagem deu em nada porque nenhuma das obras em questão foi realizada. Tudo está como antes. Até hoje.

Nenhum comentário: