quarta-feira, 9 de julho de 2008

Sua nova identidade

Quem assiste ao seriado CSI já ouviu falar várias vezes em um banco de dados conhecido por AFIS, sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais. Saiba que o Brasil, em 2004, gastou 35 milhões de dólares para adquirir o AFIS e colocá-lo sob a responsabilidade do Ministério da Justiça. Ontem, foi oficialmente lançado o programa que resultará no cartão de registro de identidade civil — RIC, que dentro de 9 anos deverá atender a todos os brasileiros.
Sim, você terá um novo documento de identidade. Com jeitão de cartão de crédito, será dotado de um chip e conterá, numa única base física, as informações referentes ao atual registro geral, CPF e título de eleitor. A carteira nacional de habilitação fica de fora, por razões econômicas (não me pergunte quais). Não encontrei informações acerca da carteira de trabalho, que também vale como documento de identidade. Quanto ao passaporte, naturalmente continuará um documento independente, porque sua forma decorre de normas adotadas em âmbito internacional.
O RIC conterá elementos avançados de segurança, como fundos complexos, tintas e efeitos óticos especiais. As informações serão gravadas a laser em camadas internas, inviabilizando a sua remoção pelo uso de meios químicos.
Esqueça aquela piadinha que circulou pela Internet há alguns anos, dizendo que o governo implantaria um Cadastro Único — CU, de modo que, para tudo, você só precisaria mostrar ou fornecer o seu CU. O Número Único de Registro de Identidade Civil é sério e já está previsto em lei desde 1997 (Lei n. 9.454).
Saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário: