quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Inquérito poético

Em dezembro de 2007, elogiei uma sentença lavrada em verso. Achei interessante a audácia do juiz em manifestar-se dessa forma e gostei particularmente da última estrofe. Acho simpaticamente subversivo uma autoridade tomar esse tipo de atitude.
No final de julho deste ano, o delegado Reinaldo Lobo, lotado na delegacia de Riacho Fundo (uma das regiões administrativas do Distrito Federal) elaborou em versos o seu relatório conclusivo do inquérito acerca de um caso de receptação. Justificou-se nestes termos: “O nosso trabalho é um pouco de idealismo. Apesar de muito árduo, ele é um pouco de fantasia, de você lutar pela reconstrução e pela melhora do mundo. Acho que isso traz muita realização e eu quis transformar isso em arte, daí a ideia da poesia.”
Gostei do idealismo do delegado. Simpatizei com ele, sem dúvida, mas não com seus dotes poéticos. O poema em si, que pode ser lido na íntegra na reportagem, é bem ruinzinho. Não é tudo que se escreve em versos que soa bem. O problema é a falta de métrica. Sem ela, o texto desagrada. Além do mais, as rimas de pé quebrado, que chegam ao auge em "testemunhá", podiam ser dispensadas.
Mas o que importa é ter uma alma de poeta. Se aquela autoridade policial continuar tão cheia de bons valores, melhor para a comunidade do Riacho Fundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Delegado talentoso.
Juiz estúpido e tacanho.

Anônimo disse...

A NOTÍCIA DO SÉCULO:

"Filha, Mãe, Avó e Puta".

PUBLICA, TÁ?

A socióloga e ex-prostituta Gabriela Leite está em Belém para lançar o livro “Filha, Mãe, Avó e Puta”, como parte da programação do Encontro Regional DST/HIV-AIDS e Hepatites Virais na Prostituição - Desafios na Amazônia Legal, que acontece de hoje (4) até sábado, 6, no Teatro Gasômetro. O lançamento do livro será às 20h20, com sessão de autógrafos, seguido por um desfile da marca carioca Daspu.
No livro – que vai virar filme em 2012 – a autora conta como uma estudante de filosofia da Universidade de São Paulo (USP) decidiu virar prostituta aos 22 anos e conciliou as relações familiares de filha, mãe e avó com o fato de ter vivido na prostituição.
(Site do Diário do Pará)
Qualquer semelhança é pura coincidência.

Yúdice Andrade disse...

Se eu disser que o fogo é quente você vai dizer que é gelado, das 20h46?
Você é um caso surpreendente. Até aqui, a ciência dizia que pessoas como você não aprendiam a escrever.

A notícia é bem interessante, das 3h52 (você não dorme, não?). Não entendi o apelo para que eu publicasse nem a "pura coincidência". Mas não se dê ao trabalho de explicar.

Anônimo disse...

obrigado mestre