quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Recorde do quê?

O  povo estadunidense tem umas manias difíceis de assimilar. Competitivo que só ele, os caras vivem se metendo em disputas tão inusitadas quanto imbecis, o que explica p. ex. concursos para escolher o maior comedor disso e daquilo, atividade que os praticantes querem ver reconhecida como esporte!
A dona de casa Susanne Eman, de apenas 32 anos, é um desses exemplos. Pesando 320 quilos, ela se dedica a uma dieta de 20 mil calorias diárias para atingir sua meta de bater os 730 quilos e assim quebrar um recorde mundial.
A reportagem não informa como essa criatura se sustenta (o excesso de peso a impede de trabalhar), mas diz que ela passa oito horas seguidas no supermercado, uma vez por mês, fazendo suas compras, auxiliada pelos dois filhos (de 16 e 12 anos), que me parecem bastante constrangidos nas fotos.
Susanne acredita piamente que é uma pessoa saudável, o que confere através de consultas e exames médicos regulares. E se sente cada vez melhor consigo mesma quanto mais engorda: mais confiante e sexy. Sua grande inquietação é saber se é "humanamente possível alcançar uma tonelada".
Chama-se transtorno dismórfico corporal a uma desordem mental na qual o indivíduo percebe de maneira deturpada a própria imagem, passando a ter obsessão por defeitos inexistentes. Mas o dismorfismo normalmente está associado à busca pela perfeição física. No caso de Susanne, não há sinais de que veja a obesidade como a beleza ideal, mas decerto que essa é a condição ideal para ela mesma. Deve haver uma classificação de transtorno mental para isso. Com certeza há.
Lamento muito por pessoas assim, autodestrutivas. Duvido que ela alcance a meta estabelecida. É muito provável que morra antes.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Seria recorde de idiotice?????

Lilica disse...

Ela pode até (de forma iludida) se considerar saudável. Quero ver quando chegar (se chegar) aos 35, 40 anos. Não tem a menor consciência do que é verdadeiramente o conceito de saúde.

Yúdice Andrade disse...

Não escrevi isso, Ana, mas pensei.

Muitas pessoas obesas conseguem manter níveis adequados de glicose, pressão arterial, etc. Com isso, iludem-se quanto à condição geral de saúde. Foi assim com meu irmão por muitos anos, até que os problemas associados à obesidade mórbida começaram a vir de todos os lados. Houve um período em que ele visitava o hospital todos os meses.
Penso ser meio inevitável que isso ocorra a essa moça também. Seja como for, uma hora ela não conseguirá mais ficar em pé. Talvez aí ela se convença.

Anônimo disse...

hum,será que ela já assistiu,gilbert grape,aprendiz de sonhador?yúdice,te recomendo o filme distrito 9.é fora dos padrões,mas gostei bastante.começa comédia com ação e depois,praticamente vira um drama alienígena-humano.

Yúdice Andrade disse...

Nunca vi "Gilbert Grape", mas "Distrito 9" vi no cinema e adorei.