sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Carreira criminosa

Ontem publiquei uma postagem indicando uma visita ao blog da Polícia Civil, para ver as fotografias dos acusados de matar o amigo Eduardo Lauande. Ontem mesmo, um deles — Antônio Ewerton da Silva Conceição, o "Babalu" — foi preso. Mas não por ter sido reconhecido graças àquela foto, o que teria sido a melhor opção, e sim por ter cometido novos delitos, o que implica em dizer que mais pessoas precisaram sofrer até que fosse detido.
Segundo reportagem do Diário do Pará, Conceição e mais três jovens assaltaram dois policiais em ronda às proximidades da Av. Bernardo Sayão. Isso mesmo, dois policiais em ronda. Que é a nossa segurança pública?! As vítimas pediram ajuda num PM-Box e os castrenses conseguiram encontrar os malfeitores. Houve troca de tiros. Conceição invadiu uma residência e tomou como reféns uma senhora de 49 anos e uma criança de 9 — as pessoas que sofreram as conseqüências de as nossas autoridades não serem eficientes. Depois de exigir a presença da imprensa e telefonar para a mãe (gostaria de saber sobre o que falaram), houve a rendição.
Pela atuação do dia, responderá por roubo e seqüestro (cárcere privado é uma modalidade de seqüestro, definida pelo espaço físico onde ocorreu a privação de liberdade). Mas tem um encontro marcado com o delegado que preside o inquérito sobre o latrocínio contra o amigo Lauande.
Aos 24 anos, Conceição já tem comprometimentos bastantes para receber uma pena superior a 27 anos de prisão, mais do que toda a sua vida - isso se for condenado ao mínimo previsto em lei para todos os delitos mencionados. É uma lástima! Lástima porque, examinando essa sucessão de dramas, o que vemos são várias vidas feridas ou destruídas. Desperdiçadas.
Um homem jovem e produtivo morto. Uma família desfalcada. Amigos de vários locais em sofrimento.
Um jovem em plena carreira criminosa, destinado a matar e a morrer, como se isso pudesse ser projeto de vida de alguém. E que tem uma mãe, agora pagando a sua parte da fatura.
Uma senhora e uma criança abalados pelo, provavelmente, maior susto de suas vidas, felizmente sem maiores conseqüências.
E toda uma sociedade assistindo a isso, acuada.
Não há o que comemorar. Fica, apenas, aquela sensação estranha, indefinível, de ver abrir-se a possibilidade de que um crime atroz possa enfim ser punido. Isso é bom, mas como não traz de volta os entes queridos, é uma nova dor. Uma espécie própria de dor.
Formulo dois desejos: rapidez e eficiência na ação penal; alento e serenidade para as famílias vitimizadas.

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Agora 'Babalu' vai para a cadeia se recuperar. Em alguns anos estará completamente ressocializado. Será o preço justo que a sociedade lhe retribuirá por cerca de sete vidas que deu passagem 'dessa para uma melhor'. Que bom que ele se recuperará. Certo?
Ou seja, o que eu quero dizer é: eu sou contra a pena de morte porque todos os bandidos são plenamente ressocilizáveis. Ora porque são seres humanos bons, mas a sociedade os corrompeu, ora porque nosso sistema penitenciário é eficiente. Por isso eu sou contra matarem o coitado que ainda pode dar muito em prol de seus concidadãos.
O Lauande..., ah, esse está livre que nem um passarinho, vive!!!
Como Deus é justo. Como os homens são razoáveis.

Yúdice Andrade disse...

Comentário enigmático, Fred. Mas quem está errado não és tu, nem de longe. É o sistema.