quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Mamífero, é?

Fiquei sabendo através do 5ª Emenda, onde foi publicada uma divertida postagem a respeito. Depois fui conferir pessoalmente e aqui está notinha da coluna "Réporter 70" do maior e melhor jornal do Norte e Nordeste, segundo o próprio:

PEIXE Valor O empresário Luiz Rebello aposta todas as fichas no pirarucu. Para ele, nos próximos 20 anos o peixe deverá alcançar o mesmo valor que as reservas de minérios de Carajás. A justificativa está na múltipla utilização do mamífero, que atende a interesses da Medicina e da indústria. Se é excesso de confiança, só o tempo dirá.

Taí o "mamífero", que não me deixa mentir...
Maldades à parte, a nota se refere a peixe duas vezes, portanto a palavra mamífero surgiu no texto por alguma irreflexão do autor. Essas coisas acontecem com todos que escrevem. Ruim mesmo fica para o revisor, se é que houve, que deixou passar um mondrongo imenso desses, que todo mundo percebe logo de cara.
Seja como for, eu não ria de gafes como essa há anos, desde que uma conhecida falou algo acerca de "insetos, como o sapo".

PS — Fica difícil minimizar as gafes do jornalão quando encontro, na mesma edição, a seguinte manchete: "Candidatos a conselheiro do TCE serão argüindos amanhã na Assembléia". Argüindos, mano?

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Esta foi a primeira gargalhada descontrolada que eu consegui dar nos últimos tempos. Obrigado.

Anônimo disse...

Yúdice, na mesma coluna e mesmo dia o LIBERAL informa que o Nelson Jobim é Ministro da Justiça!
Superou-se como o melhor, já é o melhor de bom!

Yúdice Andrade disse...

Fred, espero que haja motivos para muitas outras gargalhadas. Com ou sem gafes científicas.

É, anônimo, desprestigiaram o Tarso Genro. Mas isso também pode ser explicado pelos critérios malucos que o governo utiliza para escolher ministros. Jobim seria uma escolha plausível para a Justiça, mas para a Defesa? Toda a imprensa disse que ele foi escolhido, além dos motivos ligados à terrível aliança PT-PMDB, para oferecer ao governo sua mão pesada, pois de aviação ele nada entende. Mas tudo bem, quem afinal entende no governo?