sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Meninos crescidos

Ontem ocorreu a cerimônia de colação de grau da turma de Direito do 1º semestre letivo de 2007, da faculdade em que leciono. Eu estava lá, claro, para ver as minhas crianças, como adoro chamá-los (embora alguns dentre eles tenham vários anos mais do que eu), metidos em suas becas e capelos — lindos e radiantes.
É mais um grupo querido que parte da academia, mas que deixa a lembrança do carinho e dos valorosos laços que construímos nos tempos de nosso convívio. A saudade já desponta mas, como disse o nosso reitor, recordar, etimologicamente, vem do latim cordis (coração). Quando recordamos, fazemos algo passar novamente por nosso coração; revivemos a experiência, numa postura que vai além da simples passividade. Que coisa bela! Recordarei sempre as minhas crianças — que cresceram, como disse emocionada a professora homenageada, Luciana Fonseca — e, ao fazê-lo, de algum modo os terei de novo comigo.
Muitas felicidades, muito sucesso, muito juízo para cada um de vocês, meus queridos. Que a vida lhes sorria, porque não é menos o que merecem!

5 comentários:

Mauricio Leal disse...

Yudice,
Divulgue essa oportunidade. abs mauricio leal dias

Assunto: [std] Cargo - COORDENADOR-GERAL DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL - DRCI/SNJ/MJ



COORDENADOR GERAL DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL



Ministério da Justiça

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça, comunica a abertura de processo de seleção para o cargo de COORDENADOR GERAL DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL (DAS 101.3).



O Departamento

O DRCI, criado em fevereiro de 2004, articula a política pública de combate à lavagem de dinheiro e desenvolve a cooperação jurídica internacional e a recuperação de ativos ilícitos, e tem suas competências formalmente definidas e atualizadas no art. 11 do Decreto 6.061, de 15 de março de 2007.

Descrição do cargo:

O COORDENADOR GERAL DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL tem entre suas atribuições Implementar ações que promovam a efetividade da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos - ENCCLA; elaborar pareceres, notas internas, estudos e análises nos processos de competência do Departamento; propor e coordenar a elaboração e/ou revisão da legislação referente à matéria de competência do Departamento; desenvolver e implementar o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Lavagem de Dinheiro - PNLD; promover estudos e apresentar propostas objetivando o contínuo aperfeiçoamento e funcionamento dos sistemas públicos de prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro, bem como de recuperação de ativos de origem ilícita; realizar acompanhamento Legislativo de temas de interesse do Departamento; idealizar e coordenar eventos, e realizar atividades de articulação com a sociedade e com os órgãos do Poder Público.



Requisitos obrigatórios:

Graduação em Direito
Pós-Graduação em Direito Penal ou Processo Penal
Fluência em Inglês
Experiência em coordenação de equipes
Experiência em softwares do pacote Office (Word, Excel, Powerpoint, Outlook)
Não ter relação de parentesco por consangüinidade ou afinidade com servidores do DRCI ou dirigentes do Ministério da Justiça
Requisitos desejáveis:

Servidor público efetivo
Fluência em outras línguas
Outras graduações ou pós-graduações nas áreas de atribuição do Departamento
Experiências internacionais
Experiência em atividades acadêmicas
Experiência como docente


Por que trabalhar no DRCI?

O candidato selecionado terá oportunidade de influenciar na definição e aplicação de políticas públicas essenciais para o combate ao crime organizado, trabalhar em casos de repercussão nacional e internacional e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Trabalhará em instalações modernas e confortáveis, em ambiente de trabalho que estimula a integração e cooperação. Acrescentará ao seu currículo singular experiência internacional e de gestão na área pública.



A remuneração bruta do cargo DAS 101.3 é de R$ 3.777,63 (três mil setecentos e setenta e sete reais e sessenta e três centavos, referente a julho/2007). Se o candidato selecionado for servidor público poderá optar por acrescer aos seus vencimentos 60% desse valor. Essa remuneração será provisória até o deslocamento definitivo para o cargo de DAS 101.4, porém sem data prevista. Para maiores esclarecimentos sobre remuneração, consulte a legislação apropriada.



O que valorizamos no Departamento:

• SER ÉTICO

• SER COMPETENTE

• SER FLEXÍVEL

• NÃO SE MELINDRAR

• SER CRIATIVO E TER INICIATIVA

• SABER TRABALHAR EM EQUIPE

• TRABALHAR COM QUALIDADE

• GUARDAR SIGILO

• TER BOM HUMOR

• TER COMPROMISSO COM A GESTÃO E RESULTADOS

Como se candidatar:

Envie seu currículo para paulo.lacerda@mj.gov.br até o dia 17 de agosto de 2007, com o campo assunto “COORDENADOR GERAL - AI”. Após esta data, os candidatos receberão comunicação informando se foram selecionados para entrevista. As entrevistas deverão ocorrer nos meses de agosto e setembro. Espera-se que o candidato selecionado inicie suas atividades até o mês de outubro de 2007.

Frederico Guerreiro disse...

Espero contar com a sua presença no ano que vem.

Yúdice Andrade disse...

Maurício, a proposta é sedutora. Pena que, dada a exigência de pós-graduação, minhas crianças não possam meter a cara desde logo. E, por incrível que pareça, por estas bandas a oferta de cursos na área penal é inacreditavelmente pobre. O CESUPA, por coincidência, abriu inscrições para uma.

Mas meu caro Fred, esse é um compromisso agendado há um ano. Podes contar.

Val-André Mutran  disse...

É brincadeira a elegância e fair play de seu texto professor.

Você é um homem extraordinariamente dotado de um dom valioso: a humildade dos sábios.

Seus meninos, com juízo, terão o mundo aos seus pés.

Parabéns aos mais novos Bacharéis de Direito do Pará!

Yúdice Andrade disse...

Nossa, Val-André, tu sabes como potencializar a nossa felicidade! Abraços agradecidos.