quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O mês do cachorro louco

Já disse por estas bandas que sou fascinado por conhecer a origem de expressões populares. Esta semana, adorei saber porque agosto é o "mês do cachorro louco".
Segundo veterinários, por alguma razão que ainda desconheço, agosto é o mês em que as fêmeas caninas mais entram no cio, o que deixa os machos agitados, querendo cruzar. Quanto mais fêmeas disponíveis, maior a agonia da rapaziada. Daí a loucura, que não é tecnicamente uma loucura; é mais uma lou-cu-ra...
Coitado do meu Frodo, que há dois meses ganhou uma fêmea, a Frida. Porém, ela ainda é filhote, o que o força a esperar quase dois anos para consumar seus instintos bestiais. Até lá, ficará na água gelada, mesmo.
Por falar em água gelada, ela será necessária para todos nós. Agosto e setembro são os meses mais quentes e secos do ano, o que tem sido largamente anunciado pela imprensa desde ontem. Estou em pânico, claro, já que detesto calor. Nesta época, sofro intensamente. Por usar terno, várias vezes, caminhando na rua, tive uma sensação próxima a de um desmaio, uma tontura, um mal estar. Quando entramos um ambiente refrigerado, estamos tão quentes que é como se a refrigeração simplesmente não existisse. E a sucessão de ambientes frios e quentes é péssima para a saúde.
Tirante esses percalços, desejo a todos um excelente mês. Quem tiver cachorro em casa, cuidado com eles. Na falta de fêmeas, a sua perna pode estar no meio do caminho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Yúdice, já pensou em escrever algo sobre o assunto que é tratado nesta reportagem: [http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u316830.shtml]?
Seria interessante, com certeza.
Um abraço!

Ivan Daniel disse...

Yúdice, aqui temos uma fêmea, mas teve cio há dois meses, então não vou me preocupar com os cachorros loucos.
rsrsrsrsrsrsrs...

Yúdice Andrade disse...

Caro anônimo, houve algum problema e não consegui acessar a matéria que você me recomendou. Tentarei novamente.

Ivan, sorte a tua. Abraço.

Frederico Guerreiro disse...

Aqui em casa tenho dois cães machos: Átila (fila) e Apolo (pastor), que, nos últimos dez dias andam se pegando na porrada. Um quer amar o outro. As rosnadas são assustadoras. O negócio é feio mesmo.
Aqui, o problema não é a perna servir de fêmea, mas mantê-la bem longe da pancadaria para não ficar sem ela. E não adianta gritar, dar pancada, nada disso. Se eu fizer aí é que eles se engalfinham mais ainda. O jeito é jogar água e esperar um vencedor.
Ano passado tive de levar o grandalhão (fila) para costurar o focinho quase decepado por uma dentada do outro, que é um apreciador de uma iguaria felina.
Anos passados, "arranjei" uma dondoquinha para o Átila e ele quase mata a coitada. Mas alto lá! Não foi de pancada não. O problema foi que deixei que os dois passassem a noite juntos e ele cobriu tanto a coitada que ela teve de ser operada em função de uma infecção pós-traumática (rsss). Quando a cadela está no cio, uma vez pode ser o suficiente.
Espero que tenham a mesma disposição quando pegarem o "amigo do alheio" adentrando nosso território. E eu choro! Vou tomar é um suco antes de socorrer. E sorte a dele se eu estiver em casa porque só obedecem a mim. Sorte a dele se não for o mês de agosto.

Yúdice Andrade disse...

Fred e seus comentários mordazes. Eume diverti com a descrição da briga entre os dois. Na casa de minha mãe também tínhamos um pastor alemão e um fila brasileiro, que morreram em dezembro e janeiro passados.
Quanto aos amigos do alheio, se entraram sem autorização em tua propriedade, azar o deles. Podes alegar que os cães sempre brigam e por isso, ao escutar a confusão, não supuseste que havia uma vítima humana.
No final das contas, a menos que seja uma criança atrás de um papagaio, duvido que algum delegado esquente a cabeça com isso, se acontecer.

Anônimo disse...

Caro Professor Yudice,

Segue a matéria que você não conseguiu acessar.

Elton John pede fim da internet para salvar indústria musical

O cantor britânico Elton John pediu o fechamento da internet para sempre, já que segundo a estrela do pop ela está destruindo a indústria musical e as relações interpessoais.

"A Internet fez com que as pessoas deixem de se comunicar e se encontrar e evitou que coisas fossem criadas. Em vez disso, (os artistas) se sentam em suas casas e criam seus próprios discos, que algumas vezes são bons, mas que não têm uma visão artística a longo prazo", afirmou.

"Estamos falando de coisas que vão mudar o mundo e a forma como as pessoas escutam música e isso não vai ocorrer enquanto continuarem aumentando os blogs na internet", acrescentou.

Elton John pediu que as pessoas saiam mais e se comuniquem. "Esperamos que o próximo movimento no mundo da música acabe com a internet. Saíamos às ruas, marchemos e façamos protestos, em vez de nos sentarmos em casa e entrarmos em blogs", disse.

O músico defendeu o fechamento por cinco anos da internet "para ver que tipo de arte se produz neste período".

"Há muita tecnologia disponível. Estou certo de que, em termos de música, (sem a internet) seria muito mais interessante do que agora", disse.

O cantor de 60 anos admitiu que é um tecnófobo e que muitas vezes se sente "atrás dos tempos modernos".

"Não tenho telefone celular, nem iPod ou nada parecido. Quando tenho que compor música, simplesmente me sento em frente ao piano", afirmou.

O último disco de Elton John, "The Captain & The Kid", vendeu apenas 100 mil cópias e o músico culpou os downloads pela forte queda de vendas.