sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Primeiros réus

Não é só o sedizente prefeito de Belém que já pode ostentar os títulos de réu em processo criminal e perseguido político. Tem mais gente encalacrada. Refiro-me, claro, ao caso do "mensalão". Gostaria, todavia, de esclarecer um aspecto, já que tenho escutado pessoas dizerem que alguns denunciados seriam excluídos do processo.
Embora a organização criminosa (chamemos assim, sem apego à definição técnica de organização criminosa) seja numerosa e tenha dado causa a vários delitos, cada membro do bando tem a sua própria atuação, que pode implicá-lo em um delito, mas não nos demais. O escândalo do "mensalão" envolve, ao todo, oito tipos penais diferentes: quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta. Mas nem todos os implicados devem responder por todas essas figuras, o que nem seria possível, já que certos crimes somente podem ser cometidos por pessoas em condições particulares. A gestão fraudulenta, por exemplo, recai sobre quem tenha poder de administração de instituições financeiras e, no caso, está relacionada aos antigos dirigentes do Banco Rural.
A Folha fez a gentileza de publicar um quadro com as imputações penais de cada denunciado.
Portanto, o trabalho do STF consiste em analisar cada acusação formulada em relação a cada acusado, sendo possível que a denúncia seja rejeitada quanto a um delito, mas aceita por outro. Portanto, se você escutar que o Supremo rejeitou a denúncia quanto a fulano de tal, espere, que ele ainda pode se enrolar com uma segunda ou terceira imputação.
Uns tantos denunciados já são réus em relação a alguns delitos mas, a esta altura, fala-se que o julgamento só terminará na próxima semana. Fica a ansiedade, porém já temos material para os debates do final de semana. Afinal, tem figurão da República com o pescoço francês na reta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pescoço francês é ótimo! Hahahahaha! E o que tem no final da linha não é guilhotina não, é retro-escavadeira!

Yúdice Andrade disse...

Quando tal retro-escavadeira funcionar, o cheiro que se erguerá não tem perfume francês que dê jeito, amigo! Abraço.

Frederico Guerreiro disse...

Caro amigo:
Sinto dizer-lhe que não vai dar em nada. Daqui a um ano você vai estar escrevendo sobre o estrogonofe do seu restaurante preferido.
Contudo, não perca a verve.
Um abraço realista
Fred

Yúdice Andrade disse...

Fred, Fred, a misericórdia não te é mais afeita... Convenhamos que o teu vaticínio foi bem engraçado. Só preciso corrigir um detalhe: como não sou muito de estrogonofe, provavelmente estarei escrevendo sobre outra iguaria.
No mais, com todas as reticências, devo lembrar que, se o STF, condenar ao menos um, já terá feito história, pois será o primeiro. Melhor o dono do puteiro se proteger.