terça-feira, 21 de agosto de 2007

A relação álcool e violência

Não conheço os médicos Geraldo Roger Normando Jr. e Luiz Alberto Rodrigues de Moraes, ambos vinculados à UFPA, mas gostaria de parabenizá-los pelo lançamento, na próxima sexta-feira, do livro "Traumatismo Torácico — Visão Geral e Especializada", que coordenaram.
Ante a inexistência de link, reproduzo trecho da reportagem publicada hoje em O Liberal:

Segundo o cirurgião torácico Geraldo Roger Normando Jr., trata-se do primeiro livro sobre prática cirúrgica escrito na Região Norte e recupera um tema que não é tratado há mais de 20 anos pela literatura médica no Brasil. 'Sempre foi referência dentro de diversos livros, mas em se tratando especificamente sobre o estudo do tórax, havia 20 anos que não se publicava nada. E isso em Medicina é tempo demais'.
O livro, que demorou dois anos para ficar pronto, reúne artigos técnicos assinados por mais de 50 colaboradores. Já foi lançado em Belo Horizonte (MG) e será distribuído nacionalmente no circuito de livrarias universitárias pela editora da UFPA, que patrocina a publicação juntamente com o Banco da Amazônia e a Unimed-Belém. 'O traumatismo é a principal causa de morte da população com idade até 45 anos. Este livro é um retrato médico da violência abordando especificamente o tórax, que é a região mais acometida. É um livro técnico, feito para médicos, reunindo experiências de profissionais de todo o país e que poderá ajudar muito a médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, a todos que trabalham nos setores de urgência e emergência, para possam entender como ocorrem as lesões torácicas, que são exatamente as mais fatais'.
Um dos estudos incluídos no livro foi feito por Normando Jr. e outros três pesquisadores e mostrou que o abuso do álcool está diretamente relacionado com o aumento de mortes violentas. Depois de analisar os casos que chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) entre abril e julho do ano passado, período em que vigorou a 'Lei Seca' em Belém, com horário determinado para o funcionamento de bares, descobriram que houve uma redução de 28% de óbitos. Observando só os homens, a diminuição foi de 33,72%. Nos dias de domingo, a redução foi de 41%. 'O principal agente causador de trauma foi a arma de fogo e o bairro mais implicado nos casos foi o Guamá', diz Geraldo Roger Normando Jr.
O cirurgião, que conta com a experiência de anos como médico do Pronto-Socorro Municipal (PSM) de Belém e agora também do Hospital Metropolitano, referência em traumatologia, acredita que há coisas a melhorar na infra-estrutura dos hospitais, mas que o investimento mais necessário no momento é em pessoal. 'O investimento nem deveria ser tanto nos hospitais. É claro que ainda há problemas, mas com o Hospital Metropolitano, que tem 40 leitos só para trauma, não podemos dizer que não há um bom hospital. Mas precisamos de mais médicos, mais profissionais. No plantão do Metropolitano, por exemplo, há dois cirurgiões que não param de trabalhar o tempo inteiro. É como uma verdadeira guerra civil. Digo para os meus alunos que se eles querem aprender cirurgia, têm que ficar no Brasil.'


Sem que isso represente um demérito aos dois pesquisadores, o livro é mais uma prova do óbvio: quanto mais se consome álcool, mais cresce a violência. Este fato indesmentível só é desmentido pelo cachaceiros de plantão, irresponsáveis que só eles, contrários às limitações de venda de bebidas alcoólicas porque, para eles, diversão depende de excesso.
Se só eles sofressem as consequências, ainda vá lá. Mas como o risco é de todos, é de se louvar que profissionais competentes mostrem argumentos sérios sobre a tragédia nem sempre silenciosa que o álcool representa.

4 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Roger é cirurgião de tórax renomado em Belém com sólida formação, meu contemporâneo de faculdade e grande amigo. Luís, também com sólida formação, e vasta experiência em cirurgia do aparelho dogestivoe trauma, é Diretor do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
O livro é excelente, ricamente ilustrado, e com artigos de professores de renome internacional que se prontificaram a encaminhar sua colaboração em Congresso Brasileiro e via internet.
Um deles, Kennet Mattox, texano irado (que inclusive costuma ir de chapéu de cowboy a alguns encontros sociais), afora algumas excentricidades, é a maior autoridade em medicina de trauma no mundo. Fez uma palestra no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva realizado no ano retrasado em Recife, onde dissecou todo o atendimento da Princesa Diana em mínimos detalhes, concluindo que as lesões que sofreu eram de fato incompatíveis com a vida.
Participa do Comitê que formula as rotinas mundiais de atendimento ao Trauma.
É uma estrela incensada que aceitou escrever um capítulo no livro, recheando-o de ilustrações.
Pequenino, com boa editoração, mas de grande densidade para estudantes de medicina.
Abs

Anônimo disse...

O álcool gera tantos estragos quanto as drogas ilícitas (cocaína, crack, extase, etc..),não sei porque é vista de forma diferente pela sociedade.
Se dependesse de mim, seria proibida como as outras.

Yúdice Andrade disse...

Barretto, sabia que podia contar contigo para tornar a postagem mais relevante. Teus comentários engrandecem o trabalho dos teus colegas para nós, leigos.

Ana Paula, o álcool gera até mais problemas, porque disseminado. Mas não adiante proibir. As pessoas não respeitariam a vedação e, em breve, teríamos muito mais conflitos por causa disso. Só resta, portanto, a lenta, difícil, cara e desalentadora conscientização.

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Estou muito feliz pelos comentários, Yúdice. Que rima com Júdice, um dos maiores cirurgiões de trauma deste Brasil e que mora em Niterói. É colaborador e um dos incentivadores da obra literária. O livro foi muito bem aceito pela crítica, mas o que fez tantos colaboradores a participarem, tais como o todo poderoso Mattox, não há dúvida que foi o apelo social que a violência reflete. A maior graça foi que: É POSSÍVEL. Mesmo distante dos grandes centros, É POSSÍVEL. Quebramos barreiras que, por vezes, nós mesmos a construímos. É POSSÍVEL...