quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Para o espaço e avante!

Vá lá por mim, Barbara!


No Brasil, professor ir para o espaço não é novidade. Infelizmente, não no sentido que eu gostaria de ir e não no sentido da experiência da americana Barbara Morgan, agora com o título de primeira docente a fazer uma viagem espacial. Morgan é uma das sete tripulantes do ônibus espacial Endeavour, lançado ontem e que deve se acoplar à Estação Espacial Alpha hoje, às 15 h (horário de Brasília), para uma missão de 11 dias.
A despeito de possuir outras funções na estação, Morgan dará aulas diárias diretamente do espaço, para crianças de uma escola do Estado americano de Idaho. Fico imaginando o fascínio dessas crianças! Quantos candidatos a astronauta não surgirão daí? E mesmo que não cheguem a isso, terão sido despertados para a ciência, passo importante para o surgimento de uma nova geração de cientistas. É para quem pode.
Enquanto isso, nossas crianças também fazem missões espaciais, principalmente as da rede pública. Ficam com a cabeça nas nuvens durante as aulas, esperando apenas a hora de voltar para casa, ligar a TV e saber as últimas do futebol. É para quem merece.

2 comentários:

Aldrin Leal disse...

Isto poderia ter acontecido há 21 anos, por esta tia

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Aldrin. Por isso nossa valorosa astronauta atual prestou uma homenagem a sua precursora.