quinta-feira, 2 de agosto de 2007

"Eu não sabia"

Por mais tolerante que eu tenha sido, não dá para aguentar o presidente da República dizendo que o governo não sabia da gravidade da crise aérea. Não saber de um dos temas mais comentados pela imprensa há quase ano é demais.
Aliás, mesmo que o acidente da Gol jamais tivesse ocorrido, por questões de planejamento estratégico nacional, o governo tinha que saber, tinha que saber da gravidade da situação.
Irritado com mais essa demonstração de eu-gosto-de-me-fingir-de-leso, compartilho com vocês um levantamento que o Estadão fez sobre tudo o que Lula não sabia: o "mensalão"; o affair entre Antônio Palocci e o caseiro Francenildo; a tentativa de comprar dossiê contra tucanos às vésperas da eleição e a condição de lobista de seu irmão Vavá. A reportagem se esqueceu de acrescentar que Lula também não sabe como enriqueceu o seu filho jogador de video game ainda no primeiro mandato do pai.
Ia escrever outras coisas, mas me esqueci. Neste país, isso não é problema.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se estou enganada, mas tu defendias o Lula, e agora parace que a decepção tomou conta de ti.
Eu sempre soube que o cara não valia nada, sempre viveu como um nababo, a custas de amigos, que só ele tem, que estão dispostos a pagar todas as suas contas.
Sempre se hospedou nos melhores hotéis, bebeu do melhor uísque, vestiu ternos Armani, mateve a filha estudando na França e etc..
Acho muito para que vivia com uma aposentadoria, que por sinal nem deveria existir, porque aquele dedinho da mão esquerda não faz falta nenhuma e perseguido político nunca foi. São os dois motivos que ouço falar que foram as causas de sua aposentadoria.

Anônimo disse...

Olá, professor!!!!
Venho aqui dizer que estou indignada com a postura, especificamente, do nosso Presidente. Na verdade, nunca fui muito simpatica com a figura, mas tentava me manter imparcial e ponderar o que ele falava. Mas essa semana passou do limte.
Nã me interessa os culpados, as falhas....(já que isso agora não será detectado ao certo)só peço uma coisa:
Pelo amor de DEUS, olhe, SENHOR PRESIDENTE, as familias dessas pessoas. Não seja LEVIANO com o sentimento de vidas destroçadas, de futuros findados, de esperanças enterradas.São pessoas, gente, seres humanos. Como que diante de uma mãe que perdeu seus dois filhos, vem um ser que se diz um "homem medio" (algo que eu reluto muito no significado) dá uma declaração sobre o acidente, perguntando aos presentes quem que não tinha medo de viajar de avião, pois ele sempre que entrava numa aeronava e a porta se fechava ele entregava sua vida a Deus. Pois estaria nas mãos do piloto e dos controladores de vôo.
Não entro no mérito dele só ter se manisfestado três dias depois do acidente, e que dois dias depois autoridades da aeronautica estavam sendo condecoradas e muito menos em comentários sobre a crise aérea dados por autoridades do nosso EXEMPLAR governo semanas antes deste segundo acidente.
Mas por favor, não seja LEVIANO e DESHUMANO com a vida alheia ou com o coração alheio.
Isso não depende de estudo, de raça, de poder, de classe social, de profissão... Só depende de uma coisa simples : BOM SENSO.
E fica aquela máxima muitas vezes "idiota": Não atrapalhando, já se ajuda bastante!
Se não sabia o que falar, Presidente, o silêncio era a sua melhor sáida

Findo aqui, mas muito ainda está para ser dito.

Frederico Guerreiro disse...

Lula navega exclusivamente sob os ventos da boa fase da economia mundial. Para isso, bastou manter a política econômica de seu antecessor, tanto criticada por ele, somada ao clientelismo (PMDB) e ao assistencialismo populista.
Não fosse essa bonança e a sórdida compra de sua popularidade, as vaias já teriam feito ele ter sido presidente.
Indiscutivelmente se finge de leso. Contudo, é ignorante mas não é burro politicamente. Toda sua leseira tem por objetivo não acirrar os ânimos políticos de seus adversários, ladravazes contumazes de cofres públicos. É só o que lhe interessa.
Lula está à parte dos problemas mais graves do país. Muitos acham que é até melhor que fique calado, para não falar bobagens, coisa que fez durante toda vida e que tira o sono de seus assessores.
Não temos alternativa com essa safra imoral de políticos. Somos todos reféns da falta de ética no trato com a coisa pública, da pouca vergonha.
Não temos alternativa na hora do voto. Os candidatos são muito ruins. Resta-nos apenas escolher o menos dissimulado e menos idealista (nisso ele é o maior de todos os tempos). Foi o que não fizemos.
Resta-nos agora amargar milhões de miseráveis que idolatram até os perdigotos expelidos nas prolações do profeta-mor. Outros, nem tanto miseráveis, nos deixam a questionar: por que lotam auditórios para ouvir um néscio falar?
É o caso.

Yúdice Andrade disse...

Cara anônima, sim, eu defendi o Lula durantes anos, votei nele e vibrei com sua eleição em 2002. Emocionei-me com ele dizendo que seu primeiro diploma era o de presidente da República. Mas a decepção veio ainda naquele primeiro mandato. Surgiu antes de pipocarem os escândalos de corrupção e se consumou com eles. Não sei se você sente alguma felicidade diante desta minha confissão, mas eu não sinto nenhuma. E, honestamente, não acho que os problemas por você listados o desqualifiquem. Para mim, os problemas são outros, e não vestir Armani ou manter uma filha no exterior. Maravilha que ele pôde fazer isso. Acho deplorável essa mania de negar, ao Lula especificamente, o direito de usufruir do bom e do melhor. Só os outros é que podem? Quanto à aposentadoria de perseguido político, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin também as possuem e foram muitíssimo menos perseguidos que Lula. Isso é um problema para você? Para mim, é.
No mais, a minha decepção existe e é forte, especialmente porque ele teve o meu voto. E meus sentimentos se justificam por motivos bem mais relevantes e ligados estritamente ao governo acovardado, direitista e mancomunado com gente ruim que ele vem fazendo. Além da corrupção, claro. É isso.

Lorenna, querida, que alegria te ver comentando por estas bandas. Espero que tenha sido a primeira vez de muitas. Comungo de teu sentimento de indignação, daí a postagem.

Fred, minha motivação ao escrever tem a ver com o que disseste. Lula cria para si uma atmosfera de santidade enquanto os outros ferram o país. Não suporto mais esse discurso. Quem é chefe, é chefe. Se não sabia, cometeu erro in vigilando. Simples assim.