domingo, 1 de julho de 2007

De novo a precisão milimétrica

Já falei, aqui no blog, sobre a irritação que me dá a burrice generalizada, amplamente disseminada pela imprensa, de associar o verão ao mês de julho. Aqui no Pará, o verão começa à meia-noite, do dia 31 de junho para 1º de julho, perdurando até o último minuto de 31 de julho. Com o detalhe de que, no hemisfério sul, estamos no inverno desde 21 de junho. O fato de, em nossa região, inexistirem estações do ano definidas, sendo o clima quase igual o ano todo, apenas com o incremento das chuvas de dezembro a maio, em média, não é motivo para essa asneira tomada como verdade.
Ligo o computador para ler as notícias do dia e já me deparo com o Diário do Pará detonando: "Agora é para valer: o verão chegou, aproveite o rei-sol!"
Lá está a cretinice anunciada e, ainda por cima, com uma pontuação ruim. Sem falar que esse "rei-sol" está meio assim... como direi? Deixa pra lá.
Aproveitem o mês de julho e as férias. E, se gostam de sol, aproveitem que o nosso inverno amazônida é ensolarado!

Um comentário:

Frederico Guerreiro disse...

Concordo. Já falei muito disso. É tão ao contrário que mesmo com as quatro estações definidas o verão é a que mais chove. Por aqui confundem chuva com neve. Uma lástima.
Menos errado seria dizer "estação da estiagem".