quinta-feira, 19 de julho de 2007

Filosofia de para-choque

Comecei meu dia batendo o olho num caminhão, que me iluminou com a seguinte demonstração de sabedoria:

DEUS DEU A VIDA
PARA CADA UM CUIDAR DA SUA

Adoro frases de para-choque de caminhão. Ou carroceria, ou cabine, como neste caso. Há anos tento re-encontrar um texto no qual um homem recebe uma estranha ligação telefônica, na qual uma pessoa lhe diz um monte de frases estapafúrdias. Somente mais tarde é que o homem se lembra de haver pedido, se não me engano ao seu irmão, que viajava bastante, que coletasse frases de para-choque para uma pesquisa que desejava fazer. E tal ligação era um intermediário passando os resultados. O texto, cujo autor o nome realmente se perdeu de mim, é muito interessante, especialmente pela reunião de aforismos que traz. Se alguém conhecer tal texto e puder me enviar, agradeço efusivamente.
No mais, bom dia a todos e cuidem de suas vidas. Só delas, por favor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, lembro-me bem deste texto. Se não me engano, era do Rubem Braga e fazia parte de uma coleção de coletâneas da editora Ática, chamada "Para Gostar de Ler". Boa lembrança da minha pré-adolescência.

Yúdice Andrade disse...

Grande Francisco, tenho uma lembrança vaga de ser um dos nossos autores/cronistas mais famosos, portanto Rubem Braga deve estar correto. Ainda mais quando citas o nome do livro. Ao ler a tua nota, pareceu-me visualizar de relance a capa, in mente. Grato, já tenho como começar a procurar.

Anônimo disse...

Caríssimo, o texto se chama "Em código", é do Fernando Sabino e, se não me equivoco, está na coletânea de contos "Para gostar de ler - volume 4". Trazia contos de Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Rubem Braga e Carlos D. de Andrade. Não é difícil encontrá-la na internet, ou mesmo em alguma livraria de Belém. Espero ter ajudado.

Yúdice Andrade disse...

Rafael, mais do que obrigado pela informação precisa. Já transformei em postagem. Um abraço.