sábado, 14 de julho de 2007

Desconjuro

Naquele medonho circo dos horrores que é o Congresso Nacional, volta e meia aparece um leso fazendo algum comentário aberrante, que ganha grande espaço na imprensa. A bola da vez é o Senador Romeu Tuma, corregedor do Senado, referindo-se a mais alguma chicana dentro da crise instalada por aquele pústula que ainda preside a casa. Disse o homem:

"Com todo o respeito que tenho ao espiritismo, se trouxermos dez chefes de terreiro, sendo três da Bahia, ainda assim não se faz o descarrego desta Casa hoje, pelo peso da espiritualidade negativa que está tomando conta da Casa."

Evidentemente, o comentário é de assustar, embora eu não duvide nada que esteja assentado em bases sólidas. Se eu, como telespectador, sinto o estômago embrulhar quando começa o noticiário, imagina quem está lá, em pleno olho do furacão. Todavia, como espírita, preciso lamentar a ignorância do senador, repetindo uma falha desgraçadamente comum no país, pois o mesmo não tem a menor idéia do que seja o Espiritismo. Se tivesse, não faria uma associação entre ele e cultos afrobrasileiros. Sessões de descarrego só existem entre os cultos afro e, mais recentemente, em algumas igrejas evangélicas — aquelas que não podem ser consideradas verdadeiras igrejas, segundo Joseph Ratzinger.
Mas se no Senado todo mundo vive em erro, mais esse já nem faz diferença...

Nenhum comentário: