quinta-feira, 5 de julho de 2007

Renúncia


Vai me dizer que você não ficou com a boca doce e o coração palpitante de alegria ao saber que Joaquim Roriz renunciou ao mandato de senador, apenas cinco meses após tomar posse? Fala sério! Estou convencido de que nunca antes na história deste país (desculpem a paráfrase, mas o sentimento é real) o brasileiro comum foi tão atento aos desmandos de seus governantes e parlamentares. Os caciques de outrora estão perdendo a força. Os nomes de hoje têm muito maiores dificuldades para se segurar e nem todo mundo tem corda suficiente para se amarrar em suas cadeiras (Renan Calheiros usou a corda toda para se amarrar na sua).
O mais interessante é ver o senador abdicar tão rapidamente de mais de sete anos de mandato, justamente quando o país inteiro comenta a safadeza geral de poupar o presidente daquela Casa. A conclusão inevitável é a de que o nacional sentiu que sua defesa é, por assim dizer, inexistente.
Todavia, alegria de brasileiro dura pouco e, nesse caso, não durou nada: a vaga será assumida por um suplente conhecido da Polícia Federal. Valha-nos quem?

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
A respeito do acidente no cruzamento entre a Rua Acirpreste Manoel Teodoro e a Av. 16 de novembro, que infelizmente vitimou uma turista de 54 anos, oriunda de Sorocaba SP, me arremeteu há um questionamento, em especial por ser uma turista, não menosprezando a morte de qualquer outro conterrâneo; Nossa cidade possui infra-estrutura mínima para receber turistas? Por alguns instantes, imaginando-me um, percebo o quanto seria complicado guiar pelas ruas da cidade, afinal, em alguns pontos, ou na maioria deles, ou a sinalização, seja ela vertical ou horizontal, inexiste ou não informa suficientemente. Roberto Camelier com Mundurucus, onde sentido único converge pra duplo, Municipalidade com D. Pedro, sem falar nas ruas estreitas e seus cruzamentos no bairro do Reduto. Como belemense, sou apaixonado por esta cidade, e infelizmente, acontecimentos como esse, me envergonham profundamente, isso, sem falar no assaltante que roubou objetos das vítimas logo após o acontecido. Mais uma vez, só me resta lamentar.
A propósito, para mim, você tem substituído a altura, nosso amigo Juca, do Quinta. Como leitor, só tenho a agradecer. Parabéns.

Anônimo disse...

Voltando ao assunto Roriz: não professor, não fiquei com nenhum gostinho doce com a renúncia do safado. Ele renuncia e pode voltar nas próximas eleições, com a cumplicidade da Justiça Eleitoral, que até agora tem estado mancomunada com o bandidão do planalto. Vou sentir um doce gosto de mel quando Roriz e outros do mesmo jaez estejam mofando na prisão e tudo o que roubaram for restituído à Nação.

Yúdice Andrade disse...

Coutinho, suas ponderações mereceram uma postagem própria, que pretendo melhorar à frente. Só fiz uns rabiscos iniciais. E, definitivamente, eu não substituo o Grão-Mestre, o que não me impede de ficar honrado com a comparação.
Caro aluno anônimo, com ou sem gosto doce, você tem a indignação que toda pessoa de bem deve ter diante da bandalheira. Isso é o começo.