sábado, 14 de julho de 2007

SBPC em Belém: missão cumprida

Sete mil inscritos e um público circulante de mais de 25 mil pessoas — quase o dobro do público da edição do ano passado, com 15 mil pessoas — presentes ao Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. O balanço dos cinco dias da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi encerrada ontem, reúne números positivos após 25 anos da última edição em Belém. Foram 2,8 mil trabalhos apresentados — ou 560 por dia —, além de outros 1.275 trabahos da SPBC Jovem. O investimento para a realização do evento chegou perto dos R$ 2,1 milhões, com a participação de 400 convidados e a realização de 63 conferências, 38 simpósios, 37 minicursos, 66 mesas-redondas, além de 33 encontros abertos. Como resultado do encontro, a SBPC irá elaborar um documento a ser entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em que reivindica investimentos na capacitação de pesquisadores, sobretudo na Amazônia, tendo em vista a reversão da pesquisa acadêmica em benefícios para a sociedade brasileira. Para Marco Antônio Raupp, empossado como presidente da SBPC durante o evento, a reunião de Belém e os encontros que o antecederam podem ser considerados modelos de sucesso para a realização das próximas reuniões da entidade.

Assim começa reportagem de hoje de O Liberal, deixando-me a alegria de ver que a 59ª Reunião da SBPC foi bem sucedida e agradou. E, mais uma vez, o público demonstra interesse por eventos que, em nossa cidade, felizmente, aumentam em quantidade e qualidade, embora num ritmo bem menor do que o desejado.
Belém é assim: não falta público para espetáculos populares, para música erudita, óperas, festivais de cinema, cordões folclóricos, feirinha de artesanato e encontros científicos. Somos uma comunidade que quer crescer e aparecer, precisando apenas de oportunidades.
Do SBPC, fica a mensagem maior, de que precisamos investir em ciência na Amazônia. Porque aqui não faltam cérebros, mas apenas as tais oportunidades. Que venham os frutos. E logo.

Nenhum comentário: