quinta-feira, 26 de julho de 2007

Emmy Awards


Eu também fiquei decepcionado e aborrecido com a lista de indicados ao Prêmio Emmy deste ano. Para quem não sabe, trata-se do "Oscar da TV" americana. Talvez alguém se pergunte o que eu tenho com isso, já que volta e meia solto petardos contra os americanos. Elementar, meu caro: eu assisto a alguns seriados e, naturalmente, aprecio o sucesso e o reconhecimento que alcancem. Acima de tudo, fiquei indignado com a pobreza das indicações de Lost, minha atual preferência. O mesmo sentimento deve ter motivado Bruno Tapajós a produzir a tira acima, reproduzida na cara dura. Notem que é justamente Lost que ele usa para fazer sua crítica.
Os seriados são, para os americanos, o que as novelas são para nós, brasileiros. Com a diferença que existe um número muito maior de canais produzindo e o dinheiro rola solto. Daí que, todos os anos, há dezenas e dezenas de seriados em exibição. Diante da profusão de material, torna-se inviável um exame mais minucioso das obras, ainda mais porque cada uma delas tem, em média, mais de 20 episódios por temporada. A consequência? Cada emissora indica os produtos, episódios, atores e etc. que deseja ver na disputa e os jurados assistem apenas ao episódio que supostamente justificaria a indicação. Com isso, muitas vezes a decisão é tomada após o crítico ver nada além de 45 minutos de uma história.
Certos seriados, como CSI, têm episódios independentes, apesar de haver um fio condutor. Mas outros, como Lost, são histórias únicas divididas em capítulos. Se o acompanhamento já é difícil para quem não perde um pedacinho do programa, imagine para quem assiste a um trecho lá pelo meio.
Como avaliar a qualidade do roteiro? Como dimensionar a evolução de um ator?
Compreendo que não dê para ver tudo, mas ser do jeito que é, também, entra na conta da palhaçada. E as injustiças aparecem. Fica aqui o meu protesto. Ele não chegará ao conhecimento de quem devia. Mas pelo menos eu falei.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sei quais foram os critérios, mas se tiver "heroes" na parada ele é merecedor dos premios.
Abraços.
Marcelo Santos

Yúdice Andrade disse...

Será, queridíssimo Marcelo? Não será muito pipocão, não? Seja como for, acredito que "A família Soprano" leve o prêmio. A série acabou e, nesses casos, os jurados gostam de puxar o saco, ainda mais porque sempre foi uma série muito elogiada e, segundo consta, acabou bem de público e crítica.

Polyana disse...

Bem, havendo interesse de assitir, sabes onde encontrar. Heroes também tem uma história
unica e bem amarrada dividida em capítulos, e é uma das melhores séries que já tive o prazer de assistir. Merece todos os prêmios que receber.