terça-feira, 31 de julho de 2007

Secretária executiva do cérebro

Após o acidente com o voo JJ 3054 da TAM, foi como se as bruxas se soltassem e incidentes aéreos proliferassem. A todo momento panes, arremetidas, manutenções extraordinárias. Só aqui em Belém uma pequena aeronave ficou sem uma das rodas e outra, sem uma hélice. Um Boeing arremetou e aqui por perto houve um sério risco de colisão.

Quando ocorre um escândalo de corrupção ou alguma operação da Polícia Federal, denúncias pululam por todo o país.

Há, também, aquele simpático filme publicitário do Visa, cujo mote é que quando esperamos uma "chegada especial", um bebê, nosso mundo fica preenchido por isso e tudo que vemos ao nosso redor está relacionado.

Não é que os incidentes aéreos ou os escândalos de corrupção não tenham acontecido. Apenas as pessoas começaram a prestar mais atenção. E o motivo para isso se chama sistema reticular ativador ascendente (SRAA). Trata-se de uma área do cérebro que recebe os estímulos provenientes do meio exterior, com a finalidade de selecioná-los, garantindo que apenas os estímulos necessários e suficientes atinjam o hipotálamo e, deste, sejam enviados à hipófise e depois ao córtex.

O motivo é simples: somos permanentemente atingidos pelos mais variados estímulos (a começar pelo fato de termos cinco sentidos). Não há condições de o cérebro processar todos eles simultânea e eficientemente, por isso se torna imperioso selecionar o que é mais importante para nós. Assim, o cérebro da mãe que passeia com seu filho na rua se concentra nas situações que digam respeito à criança, diminuindo a atenção sobre coisas menos importantes (a hora, uma vitrine de loja, um objeto largado num banco de praça, etc.).

Essa seleção é a tarefa do SRAA, que pode ser considerado uma espécie de secretária executiva do cérebro, das boas. É graças a ele que você enxerga todas as pessoas que passam vestindo a camisa do seu time, mas ignora outras, talvez em maior quantidade, usando camisas de adversários. É graças a ele que um amigo meu enxerga louras em todo canto, embora sejam minoria em nossa região. É graças a ele que minha esposa vê placas de casas à venda mesmo que pequenas e que passemos rapidamente de carro.

Sem o SRAA, a vida seria insuportável, como se estivéssemos o tempo todo dentro de um videoclipe, num delírio de cores, sons, cheiros, texturas disparando ao nosso redor. Cuide bem do seu cérebro.

2 comentários:

morenocris disse...

Adorei isso !

Beijos.

Yúdice Andrade disse...

E eu adorei te encontrar de novo por aqui. Saudade. Abraços.