quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A 16ª semana

Atendendo ao pedido do amigo Sérgio Lopes, não falarei hoje sobre segurança pública, nem sobre saúde. Falarei sobre paternidade e seus benefícios.

Hoje, quarta-feira, minha esposa entra em sua 16ª semana de gestação. Lembre-se, por favor, que a contagem é feita de acordo com o calendário lunar, segundo o qual se toma como referência a data da última menstruação e não a da fecundação. Assim, uma gestação completa não dura 9 meses, e sim entra no 10º mês. Ela não está com quatro meses completos, e sim chegando nos 3 meses e meio.

Neste momento, a gestação, para mim, ainda é um estado meio surreal. Estou consciente dela, já vi o bebê em duas ultrassonografias (na segunda, mexendo-se sem parar e esticando as perninhas), mas ela ainda não é evidente. Isso dá uma certa expectativa, pois fico querendo que a gravidez seja algo gritante e inconteste, a fim de que eu mesmo não possa mais ter dúvidas. Coisa maluca, não?
Felizmente, essa fase está acabando. O bebê dobrará de tamanho e peso nos próximos 15 dias, chegando a estarrecedores 20 centímetros e 160 gramas! (Pode rir. É engraçado, sim.) A partir daí, a tão sonhada barriguinha vai mesmo dar o ar de sua graça — locução oportuna, já que a expressão estar em graça é clássica para definir a grávida.

Neste instante, o corpo do bebê já está coberto de pelos (lanugem), as orelhas estão na posição final (ao contrário dos olhos, que ainda estão lateralizados, migrando para a fronte), os ossos estão se fortalecendo e os órgãos, definidos, crescem. O bebê boceja, coça o rosto e já tem paladar. Se há alguma gota de substância amarga no líquido amniótico, ele para de engolir, mas o faz com mais voracidade se sentir algo doce. A cada 40 ou 45 minutos, esvazia a bexiga. Os primeiros sinais dos seus movimentos podem ser percebidos pela gestante, mas as de primeira viagem, como a minha, dificilmente o saberão, porque ainda não sabem diferenciá-los da restante atividade do organismo. Lá pela 22ª semana, já não terão dúvidas de quando o bebê estiver se agitando.

Tudo isso é uma delícia. Mesmo com essa sensação de incompletude, por a mão sobre o ventre materno, à noite, sabendo que uma vida cresce ali, não tem paralelo com qualquer outra ideia que já tenhamos cultivado. E isso é só o começo.

Que maravilha pensar que, a cada dia que passa, você está concretamente mais feliz.

4 comentários:

Sergio Lopes disse...

É isso amigo, esse assunto é bem mais prazeroso. Afinal, o que realmente conta nessa passagem terrena é o nosso comportamento , nossa forma de proceder e os filhos. A semente que plantamos e que nos responsabilizamos pelo florescer e os frutos que dela virão. Tenho certeza pelo pouco que lhe conheço, apenas pelo seu blog , embora trabalhemos no mesmo local TJE/PA,( tenho uma sobrinha Tônia Chalu que foi sua aluna no CESUPA, que muito lhe elogiu) , a sua semente florescerá vigorosa e altaneira, dando frutos maravilhosos que serão pautados nos valores da família, da ética e do amor ao próximo, você não imagina como esse mundo de hoje precisa disso.
Tenho dois filhos, que são meus maiores tesouros, e busco dar a eles principalmente duas coisas que nunca ninguem deles poderá tirar : amor e educação.Os bens materiais podem acabar, o poder é efemero, a fama é passageira, porém, uma alma amorosa e uma educação de qualidade vão morrer com a gente. Pense nisso e dê isso a seu tão esperado filho(a) será um presente para toda a vida.

Ivan Daniel disse...

Já assistiu àquele documentário da National Geographic Channel sobre gravidez? Acho que é fácil encontrar na internet... caso contrário eu tenho todos os capítulos salvos no computador.

Polyana disse...

Meu querido, não tenho palavras para descrever a emoção de ler suas palavras. Só é possível dizer que a chegar no meio da penúltima frase do post eu já estava chorando a ponto de alertar as pessoas a meu redor aqui na sala dos professores que vieram me perguntar se estou me sentindo bem. Mas eu estou me sentindo maravilhosamente bem, e nem consigo expressar direito o quanto é especial pra mim te ver acariciando minha barriga.
Eu e o bebê te amamos.

Yúdice Andrade disse...

Estou mais próximo de compreender isso que me falas, Sérgio. A sensação é deliciosa, apesar da enorme responsabilidade que provoca. Quanto a Tônia, é uma aluna queridíssima, uma das pessoas mais carinhosas que já conheci. Logo vi que eras do bem. Coisa de família.

Meu amigo Ivan, vou verificar se não é o mesmo que possuo. Se não, terei prazer em obter uma cópia.

Meu amor, para ti, só mesmo que amo vocês.