domingo, 10 de fevereiro de 2008

Meu dia de volta às aulas

Acabaram-se as férias escolares. Para muitos, já haviam terminado mas, para mim, a carga total de trabalho finalmente recomeça hoje, com a retomada das aulas. Digo finalmente porque me sinto com as energias revigoradas. Nem sempre isso acontece, mas desta vez sinto que as férias duraram o suficiente para que me sinta disposto a retomar o trabalho em sala de aula, que é bem exaustivo. Afinal, um mês e meio de parada, num momento agradável da vida, coloca-me numa posição de não me poder queixar.
Aliás, sabendo de antemão as carinhas bacanas que encontrarei pela frente, sinto até saudade. A docência é mesmo um caldeirão de emoções. Eu e os alunos vivemos com os nervos agitados — sim, faço o que posso para deixá-los bem espertos —, o que por vezes causa algumas contrariedades, mas não passo sem essas crianças e, felizmente, sei que para muitos há veracidade na recíproca.
Haverá também os alunos novos, gerando uma boa dose de curiosidade. Claro, uma nova história começa. Nunca sabemos o que essas pessoas se tornarão em nossas vidas. Começar do zero é como a abertura de uma partida de xadrez: são tantas as possibilidades!
Além do mais, neste semestre terei duas turmas para tratar de um assunto muito instigante: os crimes contra a vida — homicídio, participação em suicídio, infanticídio e abortamento. Além da importância destes temas no contexto geral da disciplina, eles são valiosos para fazer o Direito dialogar com outras áreas do conhecimento, notadamente a Bioética.
Não sou desses que entram em sala e começam definindo homicídio. Eu gasto o tempo que for preciso discutindo o que é vida, o momento em que ela começa, o conceito de morte e as implicações disso sobre eutanásia, doação de órgãos, abortamento e outros. As discussões têm potencial para ir longe, considerando as elevadas questões morais em jogo.
Por essas e outras, adoro o que faço. Que delícia botar debater assuntos tão valiosos (e ainda receber para isso). A partir de hoje, a festa recomeça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com esse perfil e com esse amor que demonstras pela profissão, dá até vontade de ser tua aluna, Yúdice. Quem dera que todos fossem assim... Bom recomeço!!!

Abs!

Lu.