sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Intercâmbio de universitários

Olhe que notícia mais interessante: o Ministério da Educação acaba de anunciar que, a partir de 2009, as universidades federais brasileiras poderão adotar um critério de intercâmbio de seus alunos. Já pensou? Você ingressa na UFPA e tem a oportunidade de cursar um semestre em algum outro Estado. Uma maravilha. Imagine aquela disciplina que tem um professor considerado um papa no assunto, que leciona sei lá onde. Lá vai você estudar com o sujeito. Sem dúvida,é muito auspicioso.
Inspirado no Acordo de Bolonha, que vigora nos países da União Europeia, a proposta brasileira deve ser ampliada até chegar ao ponto de permitir o intercâmbio para outros países. E o acadêmico que estudar em outra instituição poderá creditar a disciplina sem a burocracia (e o risco de insucesso) que existe hoje em dia.
Outrossim, o sistema só dará certo se as instituições aceitarem dialogar umas com as outras, o que também seria excelente para o aprimoramento das experiências de cada uma.
Excelente iniciativa. Tomara que comece logo e dê muito certo. Saiba mais aqui.

2 comentários:

Hellen Rêgo disse...

Tomara que de certo essa ideis. É importante não só cientificamente, culturalmente tbm.
Pena que não vai dar tempo para que eu possa experientar isso.
Abraços

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente, Hellen, boa parte das melhorias na universidade ocorreram depois que eu tinha saído. Fico feliz apenas pelas futuas gerações e porque, acima de tudo, quero que a educação neste país se desenvolva. Um abraço.