sexta-feira, 27 de julho de 2007

Violência urbana faz mais uma vítima

Abaixo, postagem que reproduzo do 5ª Emenda:

É gravíssimo o estado de saúde do blogueiro, sociólogo e professor da UFPA Eduardo Lauande, 41, baleado na porta de sua casa ao proteger a esposa de um assalto, no final da manhã.Um único tiro atingiu-lhe o úmero e daí, numa incrível trajetória, perfurou um dos pulmões, os intestinos grosso e delgado, o pâncreas, e um rim.Submetido a uma nefrectomia no Hospital Metropolitano, Lauande está em estado de choque, com severas restrições hemodinâmicas e respiratórias.As próximas 72 horas serão decisivas.Lauande foi diretor de Planejamento da Sepof até a saída de Carlos Guedes, em junho passado.-----Não tenho palavras para expressar minha dor diante de tão arrasadora notícia.-----Atualizada às 15:30.Eduardo Lauande trabalhou na implementação do PTP em sua primeira e decisiva fase. Acompanhou as reuniões nas principais cidades do estado nos meses de março e abril.Na reunião de Castanhal sentiu-se mal e foi levado ao hospital daquela cidade com a pressão fora de controle. Após algumas horas, retornou a Nova Déli. Ao final da noite, voltou a ser internado, quando foi diagnosticada uma séria arritmia cardíaca, obrigando-o a se afastar de funções antes da saída de Carlos Guedes.Lauande é filiado ao PPS. Militante do antigo PCB, Eduardo é Mestre em Sociologia pela UFPA.-----Atualizada às 17:50.Lauande deu entrada no HM no final da madrugada. Resiste há mais de 12 horas, e já recebeu 6 bolsas de sangue.

Estou arrasado. O Blog do Lauande está na minhas leituras diárias, o que me dá a sensação de que o Lauande é como um vizinho meu, alguém que encontro a toda hora. E de repente me deparo com uma notícia dessas. É uma infelicidade, um descalabro!
Espero que a família tome conhecimento desta minha hipoteca de solidariedade, de amizade e de conforto. Torço por vocês e levo a notícia ao conhecimento da minha meia dúzia de leitores, a fim de que saibam em que cidade vivemos, precavenham-se e lutem, também, por mais segurança.

Acréscimo às 21h26 (também copiada do ):
Melhora da pressão arterial (utilizando menores doses de drogas vasoativas) mas ainda com muito desconforto respiratório, necessitando de curare (bloqueador neuromuscular utilizado para paralisar a musculatura respiratória) para se manter estável no respirador. Pela manhã, necessitava de 50 ml/h de noradrenalina para manter boa Pressão Arterial Média (PAM). No momento, utiliza apenas 15 ml/h. Ainda grave, a despeito da pequena tendência de estabilização.-----
Informações das 18:30 horas, repassadas ao blog por e.mail, de um médico irmão que acompanha o caso de perto.

Acréscimo em 24.9.2011
E Lauande teria sido, de fato, um vizinho, não fosse o seu falecimento. Eu me mudei para o mesmo local em que ele morava em junho de 2008 e, desde então, passo quase todos os dias pela rua em que ele vivia.

4 comentários:

Ivan Daniel disse...

Nossa... que notícia triste... me deu um arrepio quando li sobre as bolsas de sangue, já que hoje pela manhã ligaram do Hemopa aqui pra casa pedindo pra eu doar sangue pra uma pessoa que estava precisando. Sou doador e tô cadastrado no grupo de sangues raros, então posso ser chamado a qualquer momento... mas eu não estava em casa no momento e meu celular mudou de número. Hoje fiquei o dia fora. Amanhã vou procurar o Hemopa.

Frederico Guerreiro disse...

Pôxa, Yúdice! Que lamentável! Não tenho palavras.

Frederico Guerreiro disse...

Yúdice, Lauande foi baleado aqui próximo de casa, na vizinhança de minha querida sogra, cunhadas e afilhada. Apesar de eu achar que ele foi seguido pelos motoqueiros até sua casa, onde teriam a oportunidade de agir, aquele conjunto Mendara é uma desgraça só. Todos os dias alguém é assaltado por lá. O maior problema é que a invasão Água Cristal fica nos fundos do conjunto, para onde os vagabundos facilmente fogem (só becos).
Minha cunhada teve a infeliz idéia de comprar uma casa para morar com minha sogra bem na entrada daquela favela (aquilo é uma boca de fumo, onde os boyzinhos vão nos seus carrões comprar droga todos os dias - e a polícia não faz merda nenhuma, só vai pegar a ponta). Agora elas não podem mais sentar à porta de casa, vivem sobressaltados com os frequentes assaltos, gradearam a casa toda, construiram uma verdadeira prisão. Escureceu? Toque de recolher. Eu como não tenho nada a ver com isso, fiquei só observando a triste escolha. Eu jamais compraria um imóvel ali. Quer uma prova? Passe pela rua principal do conjunto e observe a quantidade de casas que tem cerca eletrificada.
Sorte a minha que fico próximo da Marinha, não tem nenhuma entrada de favela por aqui, os assaltos são bem menos frequentes (mais trombadinhas). Aqui nós é que somos os favelados; deve ser por isso.

Yúdice Andrade disse...

Vá lá, Ivan. É bom pensar que podemos ajudar alguém.
Fred, em postagem posterior respondi ao teu comentário, falando um pouco sobre o nosso bairro.