quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Barbara Millicent Robert faz 50 anos


Você sabe quem é Barbara Millicent Robert? Nunca ouviu falar, como eu? Pois veja a imagem aí ao lado e pense numa corruptela familiar do nome. Pois é isso mesmo. A boneca Barbie tem nome completo e, celebridade mundial que é, está sendo badalada ao completar os seus 50 anos. Quase não dá para acreditar que já tenha chegado a essa idade, mas precisamos lembrar que, na vida real, muitas mulheres são Barbies: feitas de plástico e sem nenhuma expressão. [Os criadores desta piada também acrescentam uma terceira característica: ocas por dentro.]
Eternizada graças ao manequim esquálido que hoje, desgraçadamente, é a obsessão das mulheres  Barbie é sinônimo do biotipo Twiggy , a boneca talvez seja o maior fenômeno da indústria de brinquedos. Já se prestou a todo tipo de adaptação, gerando um sem número de produtos licenciados e uns chatíssimos longas de animação que a Globo reprisa à exaustão.
Mesmo assim, ela chega aos 50 em crise. No seu caso, não se trata do horror às ideias de envelhecer ou de que os homens já não se interessam por ela como antes. A sua crise tem a ver com o declínio das vendas. Bem feito. Já era hora de essa fútil aprender a gastar menos, ainda mais depois do que fez contra o coitado do Ken, divorciando-se dele e levando metade da fortuna do playboy.
A crítica mais contundente contra esse grande sucesso de mercado é estimular a anorexia nas crianças (vide à direita a maldosa versão "Anoressia"), mas também são famosas as piadas acerca de sua absoluta falta de conteúdo, se humana fosse. Tanto que a boneca recebeu uma crítica ácida do seriado Os Simpsons, no episódio em que a feminista e ultra-engajada Lisa se revolta contra a indústria que produz a boneca Malibu Stacy, que dizia frases como "Não me pergunte: eu sou só uma garota!" A menina vai até a mansão em que vive, reclusa, a criadora da boneca, para alertá-la de que sua criação virou um ícone da superficialidade e pedir que ela tome uma providência contra isso.
O fato é que, diga-se o que se disser, a Barbie continua despertando paixões no grande público. Mulheres de todas as idades continuam fascinadas por ela  e uns tantos homens também. O resto é fofoca das invejosas.
Não se esqueça de cantar parabéns para a sua.

Nenhum comentário: