segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Talvez o segundo lugar


Conheça o edifício apontado como a construção mais feia do mundo. Trata-se do Hotel Ryugyong, em Pyongyang, Coreia do Norte. Feio o bastante para estar em obras há mais de 20 anos e muita gente apostar que jamais será concluído.
O maior vexame é sua imagem ser apagada das publicidades que tentam vender a cidade como destino turístico.
Convenhamos, essa coisa triangular gigantesca, cor de cimento, bloqueando a paisagem, foi concebida para representar o quê? Cruz credo.
No entanto, atrevo-me a dizer que o Hotel Ryugyong não é a primeira, mas a segunda obra humana mais feia já construída. A campeã fica no Brasil, bem pertinho de nós. E estou seguro de que minha opinião é compartilhada por muita gente, inclusive moradores do local.

Senhoras e senhores, o meu voto vai para:



5 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahahah
Meus filhos morrem de medo deste estrupício.
Deveria ser dinamitado!
Ahahahahahah

Frederico Guerreiro disse...

E não é que toda vez que passamos pelo Chucky, o Boneco Assassino de Marituba, fazemos referências ao que deve ser a mais horrorosa estátua de todos os tempos?
Meu pai costuma dizer que, se se elegesse prefeito daquele município, a primeira "obra" sua seria a demolição do ridículo boneco. Até o mato que crecesse no lugar ficaria muito, mas muito menos feio. E olha que ali em Marituba havia uma bela estação de trem, isso sim um monumento histórico a ser restaurado, mas não se fez nada. É burrice ou o quê?
Mas não precisamos ir muito longe para ver obras de mau gosto. Aquele tal de Atalanta, lá da Doca, na minha opinião, é de fazer inveja aos norte-coreanos. Parece mais um cubo mágico embaralhado.
Em Mosqueiro tem outra: a casa que pertenceu ao Alencar, falecido dono do Lapinha, alí no Porto Arthur.
Tomara apareça algum pichador que pinte lágrimas no boneco de Marituba, para ver se o povo de lá e o prefeito se tocam. Seria de interesse público melhorar a imagem da cidade.

Anônimo disse...

Prezado Yúdice, essa foi demais!
Imagina a cena: eu no maior suspense, rolando a página bem devagarinho para não estragar minha própria surpresa, enquanto escaneava meu banco de imagens cerebral tentando adivinhar o seu voto.
Ao ver a foto não pude conter as gargalhadas. Rir sozinho, na frente do computador... tempos modernos!

Abraço

Anônimo disse...

Peraí... E a estátua da Liberdade na Belém Importados??
Artur Dias

Yúdice Andrade disse...

É de dar medo, mesmo, Barretto. Nunca entendi como puderam construir algo tão feio sem a prévia aprovação do projeto. Porque duvido que alguém tenha aprovado um projeto desses.

Chucky é bom, Fred, mas me convenceram de que a estátua era a cara do Kiko, do Chaves. Com aquelas bochechas, procede.

Como bom observador do cotidiano, Belenâmbulo, imagino que o teu banco de dados seja bem extenso. Fico feliz de saber que diverti alguém.

Artur, aquela réplica da Estátua da Liberdade é indubitavelmente um mondrongo. Horrorosa. Mas nada bate o Kiko. Pelo menos, eu acho que não.