terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Confiança nas instituições brasileiras


Eis aí as dez instituições brasileiras de maior credibilidade junto à população, consoante pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, apresentada no 2º Encontro Nacional do Judiciário pelo conselheiro Joaquim Falcão, do Conselho Nacional de Justiça.
Comemoro o fato de que a escola está no topo e com um alto índice de aprovação. Só não consigo entender por qual razão as Forças Armadas ocupam a mesma posição (o gráfico poderia ter colocado a escola na primeira linha, para nos dar ao menos a ilusão de que educação ainda vale mais do que a força bruta).
Polícia confiável, só se for a federal. E o Judiciário perde até para a imprensa! Com uma confiabilidade de 55%, enfrenta um pesado julgamento de quase metade da população brasileira.
Tempos difíceis...

5 comentários:

Anônimo disse...

Igreja Católica e Evangélica?

Como o povo é alienado!

Yúdice Andrade disse...

Era previsível que essas instituições fossem mencionadas, Jean. Justamente por serem religiosas, há nelas. Mesmo que não se tenha refletido sobre isso. Também não podemos nos esquecer de que há muito de bom nelas.

Anônimo disse...

Bom, eu não sei você, mas eu tendo a ver essa pesquisa não como um retrato da credibilidade que essas instituições realmente merecem, mas apenas como recorte estatístico da credibilidade que as pessoas tendem a atribuir a elas. A pesquisa enuncia fatos (o fato de um número X de pessoas confiar na instituição A, o fato de o número X de pessoas que acredita na instituição A ser maior/menor que o número Y de pessoas que confia na instituição B etc.) que deveriam ser eles mesmos objetos de investigação, para saber quais são as circunstâncias sociais que favorecem tais resultados. De qualquer maneira, não deixa de ser engraçado que apenas 58% tenham dito confiar na imprensa, quando a desconfiança que expressaram em relação a todas as demais instituições é quase que completamente dependente da cobertura sobre elas feita pela imprensa. Abraço!

Anônimo disse...

o judiciário ainda possui credibilidade?

Yúdice Andrade disse...

Se entendi direito, André, é como se o resultado da pesquisa fosse o reflexo do reflexo? Curioso. É uma boa provocação filosófica. Contudo, penso que esse entendimento reforçaria ainda mais o papel da imprensa na formação dessa imagem de credibilidade (ou falta dela).
Em relação à imprensa, o teu raciocínio mostra como os brasileiros somos um paradoxo pulsante!

Das 7h46, de acordo com a pesquisa (e mesmo que no viés pensando pelo André), possui credibilidade junto à mais da metade dos brasileiros. Sem pesquisa, eu também responderia sim à pergunta. E penso que é o tipo de confiança que precisamos ter, sob pena de muita coisa ficar inviabilizada em nossa vida de relação.