Sempre me perguntei como seriam as reuniões de publicitários, para montar suas campanhas. As ideias que surgem, as loucuras, os excessos. E eis que, enfim, alguém decidiu matar minha curiosidade e criou o Desencannes - As pérolas da propaganda que não chegam nem ao atendimento. Os criadores se autodefinem nestes termos:
Durante o processo de criação de uma campanha, muitas vezes acabam surgindo idéias absurdas que nunca foram e nunca poderiam ser veiculadas. Imagine quantas dessas peças já foram criadas e ninguém nunca as viu. No Desencannes, são essas as peças que valem. Um espaço para exposição de idéias que na maior parte das vezes ficam restritas aos criativos da agência.
Aqui, ninguém julga se a peça funcionaria. O que vale é o humor inteligente, a sacadinha, a propaganda impublicável. Pode-se criar, comentar, discordar, defender. Mas o que importa é a idéia pela idéia. Um lugar onde as peças mais extravagantes são premiadas, e concursos com briefings de produtos imaginários são constantes, para o livre exercício da criação. É a fantasia do “Já pensou se sai uma campanha assim?”.
Isso é o Desencannes. A propaganda que não existe. Imaginária. Engraçada. Absurda. Sem compromisso. A publicidade fazendo humor de si mesma. Para brincar e se divertir.
Fiz uma visitinha ao sítio e me acabei de rir. Eles fazem até um festival anual para selecionar o melhor do pior e, recentemente, foi lançado um livro com uma síntese dessas seleções — As impublicáveis pérolas da propaganda — agora publicadas.
Reproduzo nas duas próximas postagens algumas das pérolas da campanha deste ano, mas sugiro que você gaste um pouco do seu precioso tempo com essa inutilidade boa que só.
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