domingo, 9 de setembro de 2007

Passeio pelo domingo

Há anos eu tento resolver algo que pode não ser um grande enigma para a humanidade, mas que é um mistério ainda irresoluto para mim: como fazer para que o domingo não seja um dia maçante.
Muitas respostas poderiam ser dadas rapidamente, mas como inúmeras pessoas que conheço compartilham da mesma aflição, penso que meu dilema não é tão fácil de solucionar. A mística já atingiu o imaginário coletivo: domingo é um dia preguiçoso e aborrecido. Você pode aproveitar até um certo momento, mas chega uma hora em que precisa pisar no freio: a segunda-feira se aproxima.
Hoje, a companhia de amigos queridos em casa, atraídos pelo aniversário de meu irmão (que será amanhã), melhorou substancialmente o astral, mas o clima domingueiro permanece no ar. Paro em frente ao computador, acesso o blog mas não sei sobre que escrever.
Saio pela Internet e descubro que os assuntos mais comentados do dia envolvem uma americana de 18 anos, Vanessa Hudgens, que vem a ser a estrela de High School Musical — e portanto um ícone teen. A menina tirou umas fotos pelada e mandou para um amigo (nunca tive uma amiga assim...), mas elas caíram na internet e aí... deu-se. Se isso é um problema para ela, quem mandou tirar as fotos? Se é um problema para a Disney, talvez dê para ganhar ainda mais dinheiro com o segundo filme. Para mim, não faz diferença.
Interessei-me mais em saber que o milionário da Mega-Sena de Joaçaba (SC) — acusado de dar um calote no verdadeiro dono do bilhete, que foi quem escolheu os números vencedores — é, como já tínhamos percebido, um grande pulha. Ele responde a ações cíveis, fiscais e até penais. Deve pensão alimentícia e rejeita os filhos. Um mimo de pessoa. Pobre do marceneiro crédulo que aceitou fazer negócio com ele... Eu não faria.
Razão tem mesmo o papa, por incrível que pareça. Ele acha que os ocidentais não sabem viver o domingo. Por razões óbvia e completamente distintas das dele, sou obrigado a reconhecer que ele está certo. O domingo no Ocidente é chaaaaaaaaaaato.
O que estará acontecendo do outro lado do mundo agora?

5 comentários:

Anônimo disse...

Algo que traz um pouco de alento no meu domingo é o futebol que jogo quase todas as manhãs de domingo, quando acordo antes das 10 hehe

Mas isso faz parte da política "pão e circo".

Eu sugiro algo pro domingo ficar bom, que segudna feir-a seja dia de folga também, aí passaríamos a odiar masi ainda as segundas-feiras, mas amaríamos os domingos, que tal? hehe

Abraços!!

morenocris disse...

Acabou o domingo, Yúdice. Amém!

Beijos.

Yúdice Andrade disse...

Grande Jean, o negócio é arrumar alguma coisa de que gostemos muito para fazer. Mas notaste que jogas pela manhã? À tarde, começa o tédio.

Graças a Deus, Cris. Viva a segunda-feira.

Anônimo disse...

Aii professor! até que enfim! eu falo todos os domingos o quanto eu ODEIO esse dia. Até minha avó fica muita brava dizendo que todos os dias devem se agradecidos...

Yúdice Andrade disse...

Tua avó tem razão. Devemos agradecer por cada dia, mas isso não significa que alguns deles não sejam maçantes e desconstrutivos. Ou seja, o problema continua.
Mas tenho uma sugestão: que tal nos encontrarmos aos domingos para conversar sobre a Cabala?