sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Esculhambação geral, irrestrita e oficializada

Indignado, o amigo Fred Guerreiro publicou em seu blog a postagem "Vence a minoria", que transcrevo na íntegra, do jeitinho gritado que ele utilizou:

PERDOEM-ME MEUS LEITORES POR QUEBRAR O DECORO AQUI NO BLOG. DESTA VEZ FOI DEMAIS.
O SECRETÁRIO DE ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE BELEM ACABA DE CONFIRMAR QUE A PREFEITURA NÃO PRETENDE RETIRAR OS CAMELÔS DAS CALÇADAS DO CENTRO, MAIS PRECISAMENTE DA AV. PRESIDENTE VARGAS E DA TRAV. PADRE EUTÍQUIO. ESCUDOU-SE EM UM TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA (AQUELE ACORDOZINHO QUE O SOLICITADO NUNCA CUMPRE), PARA 'AVISAR' AOS CAMELÔS QUE ELES AGORA TÊM UM DIREITO ADQUIRIDO E PODEM IR SE ARRUMANDO NAS CALAÇADAS QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DÁ UM JEITINHO DE PROVIDENCIAR UMA BARRAQUINHA PADRONIZADA, ÀS CUSTAS DO CONTRIBUINTE. COVARDE!!!
BELÉM ACABOU! O PEDESTRE QUE SE LIXE E O INTERESSE PÚBLICO QUE VÁ ÀS FAVAS! AH, NÃO? ENTÃO DIGA AÍ QUEM É MAIORIA ENTRE PEDESTRES E CAMELÔS?
A CALÇADA É DE TODOS! EXISTE PARA GARANTIR A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS. NÃO O INTERESSE ECONÔMICO DE UMA ÚNICA CLASSE.
POR OUTRO LADO, PARA QUE SERVE O ESTATUTO DAS CIDADES E O CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO? E NÃO ME VENHAM COM ESSA DE QUE CAMELÔ É UM PROBLEMA SOCIAL, PARA JUSTIFICAR TODO SORTILÉGIO DE DESRESPEITO ÀS LEIS. INVENTEM OUTRA.
ENQUANTO BELÉM PODERIA SER A PORTA DE ENTRADA DO TURISMO NA AMAZÔNIA, A PREFEITURA FECHA AS PORTAS PARA UM MEIO AMBIENTE URBANO PROPÍCIO AO SEU DESENVOLVIMENTO. AFINAL, QUE DIABO DE TURISMO VEM ALGUÉM FAZER NUMA CIDADE AVACALHADA? TURISMO AGORA SÓ SE FOR DE CONTRABANDISTAS E TRAFICANTES. AFINAL, UMA CIDADE SEM AUTORIDADE E AVACALHADA É O HABITAT NATURAL DESSAS ESPÉCIES.
SOMOS CONTEMPORÂNEOS DO GOVERNO MUNICIPAL MAIS BURRO E FRACO DE TODA A HISTÓRIA! É ISSO MESMO! NÃO HÁ TERMOS MAIS APROPRIADOS.
ESTOU REVOLTADO COM O SEDIZENTE QUE SÓ SERVE PARA APARECER NA TEVÊ COMO SE FOSSE O MELHOR PREFEITO QUE ESTA INFELIZ CIDADE JÁ TEVE. O 'CARA' AINDA GANHOU PRÊMIO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES!!!
ALGUÉM AÍ ME RESPONDA COMO É QUE PODE UM GOVERNO ELEITO PELA MAIORIA DEDICAR-SE AOS INTERESSES DE UMA MINORIA?
@##&()(&¨%$¨*(*&¨()*&¨(%¨%#%$$#!§

Meu comentário para ele:
Quando me dizias, Fred, que nós "melhoramos um pouquinho", eu sabia que um dia, lúcido que és, mudarias de opinião. Nem demorou tanto, certo?
Ratifico inteiramente tuas palavras. Já escrevi a respeito algumas vezes em meu blog e por isso sabes que meu pensamento é exatamente igual ao teu, especialmente quando afirmas que este é o pior (des)governo municipal de todos os tempos. E é.
Fica até difícil comparar com gestões anteriores, na medida em que o orçamento municipal vem crescendo ano a ano. Lembro-me de um certo alarde quando, ainda na gestão Edmilson, o orçamento bateu em meio bilhão de reais. Todavia, a atual "administração" sempre trabalhou com mais dinheiro do que isso, sempre teve ampla maioria naquela bodega chamada Câmara Municipal e ainda contava com o apoio do governo estadual tucano. Todas as condições lhe eram favoráveis. Em suma, se não fez foi porque não quis. Foi incompetência e safadeza.É nosso dever tornar isso público, para esclarecer o máximo possível de pessoas. Afinal, falta um pouquinho mais de um ano para as eleições que podem nos livrar, definitivamente, desse falso prefeito.

O mesmo assunto comparece no Flanar, em duas postagens, a primeira de um dos donos do blog, e a segunda a partir de um comentário do nosso ombudsman, Francisco Rocha Jr. Vale a pena ler.

6 comentários:

Unknown disse...

A foto da capa do caderno Painel,na edição de terça, caríssimos Yudice e Fred, diz tudo.
Os camelos fazendo um cordão de isolamento na porta de um Shopping, mostrando que a cidade não tem postura.
Tem impostura.

Anônimo disse...

No final de tudo isto, acho que deviamos colocar a mão na consciência e vê que todos somos omissos.
1º votando neste crápula,
2º não tomando atitudes, ficamos muito atrás de nossos computadores, no ar condicinado, em nossas casas ou escritórios, mas não fazemos nada mesmo que mobilize a população. Porque não fazemos o mesmo que os camelôs, não deixando eles montarem suas barracas, usando o mesmo artifício deles. Não precisa fazer uma revolução armada para se conseguir alguma coisa. Tem que haver mobilizaçãp permanente.

morenocris disse...

Caramba, a prefeitura apanha de tudo quanto é lado. A situação é sempre a mesma. Parece que ele nem existe(prefeito).

Parabéns Fred e Yúdice !

Beijos.

Frederico Guerreiro disse...

Amigos, a questão é apartidária. Seja quem for o responsável, a falta de autoridade é absurda!
Cadê o Ministério Público?

Yúdice Andrade disse...

Juvêncio, tive a felicidade de não ver essa foto. Perco alguns meses de minha vida quando me revolto com coisas assim.

Anônimo, sem querer bancar o engajado, preciso dizer que não votei no crápula e fiz o que pude para convencer as pessoas a não o fazer. Desde que ele foi eleito, não perdi oportunidades de mostrar os seus desatinos e incapacidades. Quando pertinente, falo a respeito com meus alunos e uso o blog para coligir as desgraças que esse sujeito tem provocado na cidade. Quanto a uma mobilização cidadã pela liberação das ruas, acho válida. Se ocorresse, eu tomaria parte. Mas quero ver a classe média sair do ar condicionado para fazer algo assim. Não estamos na Europa.

Cris, ele existe. Desgraçadamente. Mas é como se não existisse. Para o mal, ele funciona.

Fred, o MP está onde sempre esteve. E até que realizou algumas ações, justamente nesse campo dos camelôs. O Promotor Marco Aurélio Lopes do Nascimento esteve à frente e foi duramente criticado. Não sei se teve apoio de sua chefia. Com o tempo, o caso foi caindo no esquecimento. Quem mais se incomoda de forma mobilizada são os empresários, mas vale lembrar que o sedizente adiou por mil vezes um encontro com eles e, no final, nada aconteceu. Nem acontecerá, nesse (des)governo.

Carlos Barretto  disse...

Além do mais, se fôssemos às ruas contra os camelôs, correríamos o risco de sermos agredidos, bem ao estilo deles.