quarta-feira, 26 de março de 2008

A 22ª semana

Neste período do acompanhamento gestacional, a ênfase que se dá é para a definição da fisionomia do bebê, além de outras características externas. As sobrancelhas, cílios e unhas estão formados e a sensibilidade tátil se desenvolve, permitindo ao bebê começar a conhecer o próprio corpo pelo toque. Meninos começam a procurar aquilo que procurarão muitas vezes, anos mais tarde. Os brotos dentários se formam nas gengivas. A pele ainda está bastante enrugada.

O cérebro cresce rapidamente. As papilas gustativas estão em formação, garantindo que, mais tarde, a criança saiba valorizar uma boa peixada e um suco de cupuaçu.

Do sítio Planeta Bebê extraio esta interessantíssima explicação:

Aproximadamente no final desta semana, seu bebê começa a sonhar. Sonhar é importante para ele, pois é um meio de elaborar experiências internas. Durante o sono com sonhos, observa-se (sic) alterações nas expressões faciais que revelam perplexidade, desprezo, ceticismo ou divertimento por meio de caretas, choramingos, soluços, sorrisos, alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, e mudanças bruscas de posição dos membros e do corpo.

Impressionante, não?

Os sinais da presença de nossa Júlia agora são bastante evidentes para Polyana, que não tem mais dúvidas de quando o bebê se movimenta. Infelizmente, eu ainda não consigo senti-la, nem mesmo quando Polyana jura que ela se deslocou na direção do som de minha voz. Tudo bem, estou sendo inusitadamente paciente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que felicidade, hein Papai Yúdice? Com certeza a maior realização de um homem é ter uma família (e um bebê, principalmente). Como havia feito um comentário anteriormente, nossa família também espera um bebê (meu irmão do meio, mais específicamente falando), que, por coincidência, também é uma menininha e se chamará Júlia. Minha cunhada já está no 9º. mês da gestação! Estamos todos numa expectativa nunca antes vivida: tenho dois irmãos mais velhos e esse é o primeiro bebê de nós três. Há um tempo já podemos senti-la no ventre da Mamãe, é uma emoção inexplicável! Mas fique tranqüilo, meu caro Yúdice. O tempo voa. Logo estarás carregando o fruto de seu amor com Polyana. Desejo-lhes uma gestação de muita paz e alegrias. Um terno abraço (aos três)! Alexandre (Campinas-SP)

Yúdice Andrade disse...

Caríssimo Alexandre, quanta honra ganhar a atenção de alguém que mora tão longe, quando o assunto mais recorrente do blog é sobre esta cidade de Belém.
Houve uma época em que sonhei em morar em Campinas. Era quando eu pretendia fazer Medicina e me especializar em Medicina legal. Tinha um obsessão pela UNICAMP, por causa do caso Mengele. Mas o tempo passou e meus rumos foram outros. Mas ainda desejo conhecer a tua cidade. Se tiver a oportunidade, pedirei indicações de bons programas para fazer. E quem sabe não apresentamos uma Júlia a outra?
Desejo toda paz para a tua família, especialmente para a tua cunhada, que carrega pelos últimos dias o bebê. Logo a menininha estará no colo dos pais, tios, etc., dando uma alegria a todos.
Felicidades para vocês e grato pelo carinho.
Por favor, avisa quando a Júlia campineira nascer.

Ivan Daniel disse...

Olha o que meu Enzo fazia quando estava na barriga da mãe:

http://br.youtube.com/watch?v=QSjJ4zf1nA8

Anônimo disse...

Pode ter certeza que honra maior é receber uma resposta como a sua, caro Yúdice!

Na verdade, encontrei seu blog por acaso, quando procurava algum lugar que tratasse de assuntos interessantes e que o Português utilizado fosse de qualidade. Foi aí que encontrei o "Arbítrio do Yúdice". Desde então o visito regularmente, compartilhando conhecimentos e enriquecendo meu vocabulário com as mais intrigantes palavras que o Sr. utiliza. E, sinceramente? Acho o máximo! Valorizo muito a inteligência no "escrever". Acredito que muitas características de uma pessoa podem ser conferidas na maneira em que ela se expressa.

Saiba que tens um fã que, mesmo de longe, muito o admira. Como pessoa, como Professor e agora também como Pai. Gostei muito da homenagem feita ao querido Maestro Isoca. Eu, ainda mais jovem, estudei música: piano clássico. Amo o mundo musical e fiquei muito feliz por saber que ainda existem pessoas que valorizam essa riqueza.

Pode deixar que quando a Júlia campineira nascer eu te aviso. Enquanto isso continuarei acompanhando os acontecimentos em seu blog.

Agradeço muito pelos votos para com minha família e nossa querida Julinha. Desejo o mesmo a vocês.

Um Grande Abraço,
Alexandre (Campinas-SP)

Yúdice Andrade disse...

Ivan, é maravilhoso poder curtir tudo isso, não? Aposto que já sentes saudade disso.

Alexandre, fico felicíssimo de fazer amizades longe. E sempre gosto de saber como pessoas de outras cidades chegaram até o blog. Agradeço tuas palavras entusiasmadas e aguardo as notícias sobre a nossa garotinha. Abraços.