domingo, 23 de março de 2008

Dia Mundial da Água

A imprensa repercute hoje o Dia Mundial da Água, ocorrido ontem, 22 de março, consoante a Resolução A/RES/47/193 , de 22.2.1993, da Organização das Nações Unidas. Um dos focos dadas às reportagens se refere à falta de consciência por parte dos próprios indivíduos, que insistem em desperdiçar o mais valioso e insubstituível dos líquidos. O montante do desperdício é calculado em nada menos do que 50%!
Na Europa, desperdiçar água é algo fora da realidade e, além dos maus hábitos, esse é um dos motivos pelos quais tomam poucos banhos. Mas não pense que eu os chamarei de civilizados. O consumo racional de água é obtido pelo elevado preço que se precisa pagar para obtê-la. A água é cara para forçar as pessoas a consumir apenas o necessário. E porque, claro, eles não dispõem de reservas abundantes. Uma coisa leva à outra.
No Brasil, a exuberância da natureza e o descompromisso das pessoas com qualquer coisa séria levou ao absurdo do desperdício, mesmo com tantas pessoas desprovidas de água. E não precisamos ir ao Nordeste, bastando que pensemos nas pessoas que, em nossas cidades, não possuem o líquido em suas torneiras.
Aqui, o marginal liga a mangueira numa torneira e se põe a lavar o carro com água tratada. A mesma água é usada para empurrar poeira nos pátios* das casas. Há uma absoluta indiferença com as implicações dessas condutas. E se você tenta alertar o indigitado sobre o mal que faz, invariavelmente acaba ridicularizado. Não faltam os débeis mentais que usam o pior de todos os argumentos: tem água de sobra!
Esse tipo de mentalidade é a prova cabal da falta de espírito de cidadania. Nesse gosto por fazer o mal, desperdiçando, cresce o desespero de quem precisa e não possui. Nada.

*O Dicionário Eletrônico Houaiss informa que o vocábulo páteo "diz-se de cruz, de aspa ou equivalente cujos braços curvilíneos se alargam para as extremidades; pateado", ao passo que pátio corresponde a "recinto térreo ou calçado, murado e descoberto no interior de uma edificação ou anexo a ela". Portanto, ao contrário de algumas manifestações que escutei recentemente, a grafia correta é pátio.

Nenhum comentário: