quarta-feira, 19 de março de 2008

Ruim para a nossa cara

A coluna Repórter 70 de hoje dá como certa a suspensão, na próxima sessão do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Pará, dos advogados Fabrício Bacelar e Carla Moraes, envolvidos na fraude do DPVAT, objeto de rumorosa operação policial há poucos dias. E emenda a afirmação de que, somente no ano passado, aquele sodalício profissional recebeu 14 representações contra Bacelar, a maioria de parentes de vítimas de trânsito que não receberam o seguro.
A ser verdade o que noticia o jornal, quem fica mal na foto, além dos acusados, é a OAB, que cobra celeridade do Poder Judiciário (reivindicação justa e necessária, claro), mas que não faz o dever de casa e arrasta os processos disciplinares por longo tempo, sem dar uma satisfação aos interessados. Ou seja, a punição cautelar será aplicada depois do escândalo e da casa arrombada.
Pergunta: se ninguém fosse preso, os advogados em questão seriam suspensos na próxima semana?

4 comentários:

Anônimo disse...

Casa de ferreiro espeto de pau, assim procede a nossa querida OAB, e ainda quer ser a ultima trincheira da cidadania, desse jeito somente alcançara o posto de protetora dos advogados que não honram o grau e a decencia de tão nobre mister.

Emmanoel Ilko disse...

É Yúdice, muito bem apontado! A inércia de nosso Tribunal de Ética cria em alguns descompromissados colegas da classe a temerosa idéia de que podem agir de qualquer maneira, acobertados pela impunidade.

Vladimir Koenig disse...

Yúdice,
concordo que essa demora é inaceitável. Outros rumos precisam ser dados à OAB. Não falo em novos nomes para fazer as velhas práticas. Precisamos de pessoas com uma outra visão de mundo. Abraços, Vlad.

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, a imagem de respeitabilidade e efetiva participação em todos os grandes acontecimentos do país, arduamente construída durante décadas, há anos vem sendo questionada. Infelizmente, a OAB não é mais a mesma. Faz tempo.

E não é a idéia de impunidade que move muitos malfeitores, pelo mundo afora, caríssimo Emmanoel? Quanta honra te ter por aqui.

Disseste tudo, Vlad. Não sei se tens esses nomes. Eu, por enquanto, não saberia indicar quem poderia realizar essa grande mudança.