domingo, 30 de março de 2008

Você acessa o arquivo?

Todo mundo que acessa um blog se depara com a sua configuração atual e lê os textos que estão ali, à vista. A fluidez destes tempos, em que as pessoas tendem a não prender sua atenção em um mesmo objeto por mais de sete minutos, faz com que se leia apenas as três, quatro postagens mais recentes. Nem todo mundo acessa a caixa de comentários e muito menos volta a olhá-la, quando já leu a postagem antes. Apenas se o conteúdo estiver agradando o indivíduo desce até o último texto da página que abriu, mas dificilmente clica para ver a página anterior. Evidentemente, com essas atitudes, boa parte do conteúdo se perde, a menos que seja um blog que você acessa quase diariamente.
Mas todo blog apresenta um arquivo, que lhe permite saber o que o editor pensava um ano atrás, dois ou mais. Nessa garimpagem, muitas coisas bacanas podem ser encontradas. Nem que seja para fazer a linha "recordar é viver", que eu particularmente adoro. Gosto de me lembrar do que estava acontecendo num dia obscuro qualquer de anos anteriores.
Minha sugestão é que você clique no arquivo dos blogs de sua preferência. Mergulhe nos tempos passados. Você pode encontrar pérolas.
Aproveite e use a funcionalidade dos marcadores, que permitem ler apenas os textos classificados sobre uma mesma temática, facilitando o acesso a informação de seu interesse.
Às vezes, é melhor ver aquele filme velho cujo DVD está esquecido na estante do que as obras em cartaz. Mas mesmo que as atualidades sejam boas, sempre há alguma coisa interessante que você perdeu.

4 comentários:

morenocris disse...

rsrs

Legal.

Beijos, Yúdice.
Boa semana.

Ivan Daniel disse...

Engraçado que ontem mesmo eu passei um bom tempo da manhã vendo todos os meus posts e lendo os comentários. E no topo do meu blog eu recomendo aos visitantes que olhem o arquivo. Achei muitos comentários legais, visitantes que deixaram de me visitar, outros que permanecem me visitando e os 'fiéis' de sempre rsrsrsrs...
Recomendo a experiência.

Anônimo disse...

Bela colocação, Sr. Yúdice!

Realmente podemos encontrar verdadeiras pérolas ao acessar conteúdos arquivados. Mesmo no seu computador, quando se faz uma "faxina virtual", às vezes você acaba por encontrar coisas que lhe serão úteis no dia de hoje. Um probleminha que pode dificultar esta prática é exatamente o que o Sr. citou: "A fluidez destes tempos, em que as pessoas tendem a não prender sua atenção em um mesmo objeto por mais de sete minutos, faz com que se leia apenas as três, quatro postagens mais recentes."

Quando eu tenho um tempinho (lá vem aquele problema), gosto de "fuçar" as informações importantes que vou armazenando ao passar dos dias. E encontro várias coisas que, mesmo tendo visto no momento em que armazenei, não prestei a atenção necessária. Então, desta vez contemplo calmamente a informação, retirando tesouros de conhecimento.

Além da dica de se aproveitar as funcionalidades dos marcadores, vai uma outra: para evitar que o conteúdo se perca ou a preguiça de navegar pelas páginas anteriores, utilize um Leitor de RSS para os sites mais interessantes. Ele centraliza o conteúdo de cada site, facilitando sua posterior consulta. Eu, particularmente falando, utilizo o Google Reader, que é o Leitor de RSS do próprio Google. Muito bom por sinal ;-)

Quem quiser saber mais sobre o RSS, eis um artigo interessante.

Ao Sr. Yúdice: "... Mas mesmo que a atualidades sejam, ..." - artigo a no singular.

Um abraço!
Alexandre (Campinas-SP)

Yúdice Andrade disse...

Andavas sumida, Cris. Bom te "rever".

Ainda não fiz essa faxina por aqui, Ivan. Quando me sobra tempo, tento ver o passado dos blogs que visito.

Boa dica, Alexandre. No dia em que eu tiver disposição de aprender como se faz, começarei a usar a ferramenta que mencionaste.
Grato pela correção. Tenho engolido muitas letras, ultimamente.