domingo, 2 de março de 2008

Quase náufragos

Acabei de chegar em casa, vindo de um trajeto do bairro da Marambaia até Nazaré e retorno. A experiência foi preocupante, para dizer o mínimo. A cidade está afundando, sob a forte chuva que cai há cerca de duas horas. Listar os pontos com alagamentos graves se torna inútil. Na Domingos Marreiros, veículos desistiram de tentar cruzar a 3 de Maio e voltaram pela contramão. Vendo-os, nem tentei seguir adiante. Seria o caso de haver agentes da CTBel prevenindo os motoristas, desviando o tráfego, mas obviamente não havia um só em canto algum. Não é uma boa hora para tentar multar.
Trânsito lento, cruzamentos perigosos, lixo espalhando-se por toda parte, ameaçando com doenças. Uma pequena parte de caos — que pode piorar, pois a chuva não parou. Dei graças a Deus quando cheguei em casa, a salvo. Se puder, evite as ruas até segunda ordem.

4 comentários:

Vladimir Koenig disse...

É Yúdice... O problema é que esse fenômeno de grandes chuvas em Belém nesse período do ano é tão imprevisível que pegou de surpresa as autoridades públicas. O engraçado é que todo ano parecem ser pegas de surpresa. Mas tenho certeza que se essas chuvas fortes e longas fossem previsíveis nada disso aconteceria, pois a administração pública (especialmente a municipal) poderia se planejar e fazer limpeza de tubulações, obras necessárias e campanha longa e duradoura de conscientização da população sobre a sua importância para solução do problema.
Abraços,
Vlad.

Yúdice Andrade disse...

Tens razão, Vlad. A desgraça é essa meteorologia, que não acerta uma previsão! Coitada da prefeitura, que nem pode se antecipar e acaba com fama de incompetente...

Anônimo disse...

Yúdice, alagar as áreas do lado da Bacia do Una( Domingos Marreiros )pode ser considerado crime, pois foram colocados R$600 milhões, do nosso dinheirinho, no Projeto de Macro Drenagem.
O que há é incúria.A Administração Duciomar Costa não está manobrando as Comportas do Una/Jacaré.
Quanto aos alagamentos nas outras Bacias, também é crime, pois o Dudurudú, nessas pinturas de lama(!)asfáltica, mandou tapar todos os poços de visitas ( PV ), o que impede, definitivamente, a limpeza das redes de drenagem, serviço que jã havia sido deixado de ser feito, dentro de rotinas e recorrências, como todo o bom serviço de limpeza deve ser encaminhado, desde que o Dudú assumiu.
Na limpeza pública (que custa o dobro do que era gasto, com o prefeito Edmilson), do senhor Duciomar Costa, a única coisa que está ficando limpo é o nosso bolso!

Yúdice Andrade disse...

Obrigado, anônimo. Pelo visto, você tem alguma familiaridade com o tema. Penso que estamos de acordo quanto ao péssimo emprego de recursos públicos em obras inaptas a resolver os problemas reais da cidade. Isso quando existem obras.
Trágica a situação de nossa cidade, com esse maldito desgoverno.