quarta-feira, 12 de março de 2008

A vigésima semana

A barriga ainda não cresceu significativamente, mas esta é a fase do boom de crescimento. O bebê está formado e prossegue crescendo. Tem algo em torno de 16 centímetros e 260 gramas. De novidade, temos a formação do verniz ciseoso, substância oleosa e esbranquiçada que se forma sobre a pele do bebê, a fim de que esta não fique saturada de líquido amniótico. Posteriormente, também ajudará o bebê a se posicionar corretamente na pelve, etapa preparatória do parto.

Este também é o momento em que a gestante começa a sentir mais calor e dificuldades para permanecer confortável, quando deitada, evitando p. ex. incômodos respiratórios. E os movimentos do bebê são percebidos mais nitidamente, embora as mães de primeira viagem ainda possam ter dificuldades de perceber isso. Ontem à noite, minha esposa sentiu algo inédito, que descreveu como a sensação de alguém inflar um balão no interior de seu abdome.

Como uma gestação a termo dura 40 semanas, estamos chegando à metade do caminho. Aliás, considerando que a maioria dos bebês, atualmente, se apressa em nascer — tanto que nosso médico falou que gestações de 37 semanas já são consideradas a termo —, é provável que já tenhamos cumprido a maior parte do tempo.

Daqui por diante, será um período de maior visibilidade, maior desconforto e da plenificação emocional do estado gravídico. E de arrumar o quartinho do bebê. Dentro de dois dias, teremos a ultrassonografia morfológica, em quatro dimensões, oportunidade de conhecer o rostinho do meu filho. E de resolver um dos maiores enigmas da humanidade atualmente, que me custa ouvir a mesma pergunta diversas vezes por dia: saber o sexo da criança. Isso, claro, se ela colaborar.

3 comentários:

Unknown disse...

Que bom!!!

Deve ser algo indescritível mesmo.

Bem, mas se o senhor não aguenta mais ouvir essa pergunta (Qual o sexo da criança?). Aí, vem outra:

O que o senhor preferiria?

Sei que virá uma resposta do tipo: "Seja qual for o sexo, vai ser uma criança muito amada, e estarei feliz de qualquer jeito".

Hehehehe.

Se estivesse na sua situação (o que não quero por um bom tempo), eu preferiria um menino. Pois, sei lá, queria ter dois filhos... Poderia até ser um menino e uma menina... mas queria ter um filho (homem) mais novo, pra poder jogar bola, ir ao estádio, jogar vídeo-game, essas coisas que vamos deixando de lado quando ficamos mais velhos. E quando é uma menina a relação é mais de proteção, de companheirismo, quanto mais maduro melhor. Melhor pro pai e pra menina.

E tem mais, mulher gasta bemmm mais que menino. Então, quanto mais estável financeiramente, melhor!

Um menino fica feliz com uma bola de 10, 15 reais... brinca até ela se desfazer.
Menina não. Ela quer a boneca nova e, facilmente, se enjoa da mesma. Fora roupas, maquiagens, sandálias, caderninhos, canetinhas, essas coisas todas. E, por fim, a famosa festinha de15 anos! Hehehehe

Vai se preparando aí, papai!

abraços!

morenocris disse...

Mas cla-la-ro que ela vai lhe mostrar a sua florzinha, amigo... rsrs

Beijos.

Caramba, estou mais ansiosa que você, JURO!

:)

Yúdice Andrade disse...

CT, ficarei feliz com uma criança saudável, de qualquer sexo. Não é clichê, e sim um fato. Mas é normal termos nossas preferências, não?

Cris, na verdade, há quatro hipóteses e, portanto, para cada uma, 25% de chances:
1 - haver uma florzinha e ser mostrada;
2 - haver uma florzinha e não ser mostrada;
3 - haver o talo da florzinha e ser mostrado;
4 - haver o talo da florzinha e não ser mostrado.
É emoção para render. Só espero que se resolva amanhã.