sexta-feira, 28 de março de 2008

.jus.br

Em 21 de dezembro passado, foi publicada a Resolução n. 45, de 17.12.2007, do Conselho Nacional de Justiça, estabelecendo o prazo de 90 dias para que os tribunais brasileiros passassem a usar o domínio jus, em substituição ao gov. Com o encerramento do prazo, apenas o Superior Tribunal de Justiça já ostenta novos endereços, embora o anterior continua sendo usado até a expiração do certificado digital, tempo em que, espera-se, as pessoas se acostumem à novidade.
Com a mudança, tornam-se possíveis endereços usando acentos, cedilha e hífen, tanto que o STJ agora também pode ser acessado através do www.superiortribunaldejustica.jus.br e pelo www.superiortribunaldejustiça.jus.br.
Informa o STJ que "A alteração, segundo estudo da equipe técnica do CNJ, é necessária pela segurança que proporciona. Com ela, fica implementado o padrão internacional DNSSEC (DNS Seguro), baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas. O sistema de resolução de nomes é mais seguro, reduz o risco de manipulação de dados e informações, com autenticidade e integridade das respostas".
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o que eu quero mesmo saber é quando a Justiça neste país será mais rápida e adequada à realidade do país.

7 comentários:

Aldrin Leal disse...

Só pra constar: Os acentos não vieram por determinação da lei, e sim por uma facilidade oferecida pelo nic.br. :)

Hellen Rêgo disse...

Ainda bem. Bom saber que eu não era a única a achar estranho os tribunais usarem o "gov".
Abraços

Yúdice Andrade disse...

Caro Aldrin, eu disse apenas que com a mudança torna-se possível usar acentos, cedilha e hífen, sem apontar a origem dessa inovação. Não sei se a resolução trata desse particular. Em todo caso, agradeço o destaque.

Hellen, querida, o domínio .gov dava a impressão de que o Judiciário estava submetido ao Executivo, não? Era estranho, sim.

Vladimir Koenig disse...

Yúdice, o TJ/PA já está com o endereço www.tjpa.jus.br funcionando.
Quanto a celeridade...
Minha esperança é o processo virtual. Alguns mecanismos são interessantes e acho que a revolução que o PROJUDI causará no sistema da Justiça pode servir como ruptura para muitas das péssimas práticas do sistema (em sistema incluo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia púlica e privada).
Abraços,
Vlad.

Anônimo disse...

Governo (gov.) não tem o sentido único e exclusivo de identificar o Executivo. Identifica também o Legislativo e o Judiciário.
Mas não há dúvida de que "jus" ficou melhor.

Hellen Rêgo disse...

Exatamente.
Abraços

Yúdice Andrade disse...

É verdade, Vlad? Estou tão longe que não sabia...
Também aposto fichas no PROJUDI. Tomara...

Sei disso, anônimo. Por isso falei que o domínio .gov dava a impressão. Para os leigos, certamente.