domingo, 23 de março de 2008

As mentes brilhantes

O atual (des)governo municipal, pródigo de cérebros privilegiados e iniciativas valorosas, vai deitar e rolar sobre o Fórum Social Mundial, a ser realizado em nossa cidade no próximo mês de janeiro. Graças a investimentos necessários, mas que não ocorreriam sem o FSM, com certeza os iluminados tentarão azeitar uma certa candidatura à reeleição.
Examinando o caderno Cidades 2 do Diário do Pará de hoje, encontrei uma notícia que atribui a Raul Meireles (coordenador da prefeitura para as ações do FSM) as seguintes alegações:
  • "não há orçamento específico para aplicação no FSM" (eu me assustaria se houvesse!);
  • "juntando todas as obras que ainda iniciarão e as que estão em andamento" (que seriam quais, exatamente?);
  • a pérola: "atá setembro também entregaremos pelo menos um quilômetro do Portal da Amazônia na Bernardo Sayão, que está localizado na área de entorno do fórum".
Sacaram? No entorno. Não é necessária muita ciência para saber que "entorno" significa vizinhança, região contígua, ao lado. Só com muito esforço interpretativo se pode achar que a Bernardo Sayão fica no entorno da Av. Perimetral, que concentrará o corredor de eventos do FSM (chegando, provavelmente, ao Hangar).
A ideia da prefeitura de ceder aquele espaço para construção de um acampamento para jovens é, nitidamente, uma tentativa de promover a sua menina dos olhos, mesmo que isso não tenha nada a ver com o evento. Afinal, é característica do FSM concentrar suas atividades em locais próximos, para facilitar a acessibilidade. Justamente por isso, o próprio Hangar foi recusado num primeiro momento. E ninguém em sua sã consciência dirá que o acesso entre a Perimetral e a Bernardo Sayão é rápido ou fácil.
Meireles é mesmo um grande expoente do governo municipal. Tudo bem que Belém é uma cidade relativamente pequena, mas não vale exagerar.

Nenhum comentário: