domingo, 30 de março de 2008

Apenas um convidado

Ontem houve um baile de formatura, de uma turma de Direito da UFPA. Bailes de formatura são eventos a que sempre compareço, dada a minha atividade docente. Ontem, porém, estava na condição de convidado de um dos colandos, assistindo a tudo de fora e sem conhecer ninguém, a não ser ele mesmo. Mas não encaro uma festa dessas com os olhos dos demais convidados. Carrego comigo a mentalidade do professor, que se emociona com a alegria de meninos celebrando a graduação e a entrada em um novo mundo, talvez de desemprego, mas certamente de grandes oportunidades.
Os formandos estavam mesmo felizes. Dava para perceber uma boa sintonia entre eles, ao contrário dessas turmas cheias de dissensões internas — como no caso da minha, em que A não falava com B em plena festa. Os de ontem pareciam muito amigos, como transpareceu no discurso de uma colanda, que fez um manifestação apaixonada pela amizade. Palavras podem ser forjadas, mas a emoção em sua voz era genuína. Foi bonito.
No mais, foi bom rever professores, especialmente Lóris Rocha Pereira Jr., ontem paraninfo, que em dois momentos de minha vida me prestou um relevante apoio e nem se lembrava disso. Mas eu não esqueço. Muito bom revê-lo e constatar que não mudou. Sua simplicidade e sua dedicação à causa do Direito continuam lá, a inspirar as novas gerações de estudantes e de bachareis.
A universidade é um palco maravilhoso, onde adoro estar. Mesmo que apenas olhando.

2 comentários:

Eladio Lobato disse...

Como assim nao conhecia ninguem na festa?
negou a minha existencia :S
hahahaha
gosto muito do de ti yudice
... e resumiste brilhantemente a festa de ontem
Abraco Grande
Eladio

Yúdice Andrade disse...

Meu querido Eládio, perdão. Eu me expressei mal. Quis dizer que não conhecia nenhum outro colando além do que me convidou. Mas escrevi coisa diversa, o que ficou sem sentido, já que mencionei ter revisto antigos professores. Também conheço a família do colando (Mário) e encontrei um outro aluno por lá.
Também gosto muito de ti, Eládio. É cada vez mais raro encontrar rapazes com tanta educação e gentileza como tu. Não à toa, todo mundo te adora. Abraços.