quarta-feira, 19 de março de 2008

Farewell, Arthur


Terça-feira no Brasil e quarta no Sri Lanka, morreu Arthur Charles Clarke (16.12.1917 — 18.3.2008), um dos mais famosos escritores de ficção científica, responsável por um dos maiores sucessos do cinema: 2001, uma odisseia no espaço. Também foi inventor.
Passou sua vida fascinado pela ciência, particularmente a Astronomia. Estudou Física e Matemática no King's College de Londres. Mas acacou famoso como escritor, tendo publicado 33 romances (o último em 2007) e uma grande quantidade de contos, além de diversos trabalhos não ficcionais.
A ciência também lhe deve reverência, por ter trabalho no desenvolvimento do projeto de satélite geoestacionário, que se tornou fundamental para o desenvolvimento das telecomunicações. A ideia foi proposta em artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em outubro de 1945. Graças a isso, recebeu uma homenagem: a órbita geoestacionária foi informalmente batizada de órbita Clarke. Ele recebeu dos cientistas duas outras homenagens importantes: seu nome foi dado ao Asteroide 4923 e uma espécie de dinossauro (Serendipaceratops arthurclarkei). Isso que é entrar para a História!
Vá para as estrelas, Arthur! Lá você se sente em casa.

Com informações da Wikipedia.

Nenhum comentário: