sábado, 6 de outubro de 2007

Aniversários importantes

No ano passado, fiz o meu colunismo social. Como um ano inteiro se passou, os homenageados já estão soprando velhinhas novamente e considero importante voltar a noticiar as datas. Vamos a elas:
Ontem, dia 5, completou 19 anos a Constituição da República Federativa do Brasil, nossa guerreira tão sofrida, maltratada e ignorada, sobretudo pelos calhordas que ostensivamente juraram defendê-la. Rota na batalha e quase servindo a um povo de mortalha, segue ouvindo impropérios todo santo dia, como se fosse a culpada pelas mazelas do país. Mas ai do brasileiro se não fosse ela, nessas últimas duas décadas! Minhas homenagens respeitosas.
Hoje, quem atinge a veneranda idade de 141 anos é o Museu Paraense Emílio Goeldi, uma de nossas maiores referências em ciência e em turismo, merecedor de todo carinho, respeito e apoio. E de investimentos, também, esses que chegam sempre minguados, num país que não valoriza o que é importante. Regozijo-me com a persistência de quem deseja produzir conhecimento no país sede da bandalheira.
Felicidades aos aniversariantes. Que lhes seja feita a justiça que tanto lhes tem sido sonegada.

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Mais um niver: dia 02/10 fez 15 anos que F. Collor foi afastado da presidência da República.

Yúdice Andrade disse...

De fato, Francisco, também uma data digna de lembrança. Infelizmente, fica como um mero registro histórico porque, depois de Collor, nenhum outro canalha perdeu um mandato majoritário. Ok, houve uns senadores, sim, mas todos eles voltaram a ter mandatos. Alguns proporcionais, deputados, também foram e voltaram, não importando a dimensão de suas safadezas. Por isso, numa coisa Collor tem razão: ele foi pego para Cristo.
Claro que ele diz isso para se fazer de inocente, o que definitivamente não é o que penso. Mas tem lá um grande fundo de verdade, na medida em que os demais políticos merecedores de cassação continuam aí, apurrinhando o nosso saco.