quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O que você quer ver


Observe a fotografia acima e responda: que imagem foi formada pelas chamas da fogueira?
Antes que eu esclareça, lembro os famosos testes psicológicos Rorscharsch, que consistem em exibir uma imagem abstrata a um indivíduo e pedir que ele descreva o que vê nela. A partir da resposta, o psicoterapeuta poderá tirar suas conclusões e estabelecer uma abordagem para conduzir o tratamento, sob a premissa de que a pessoa, diante de uma imagem plurívoca, vê aquilo que está dentro dela mesma e, assim, abre as portas para que se analise a sua subjetividade.
Atualmente, tais testes estão sendo revistos, para melhorar a utilização que deles fazem os profissionais da área. Segundo me informaram, até o final do ano cerca de dez testes estarão prontos para divulgação profissional. Como veem, mexer nesse instrumento não é simples e a empreitada tem sido conduzida com bastante seriedade pelos responsáveis.
De maneira completamente empírica, e diria mesmo irracional, as pessoas costumam enxergar em todo canto aquilo que desejam, sempre com uma conotação religiosa. Prova disso é que, volta e meia, alguém enxerga rostos de santos ou de Jesus em vidraças, nuvens e, mais recentemente, infiltração na parede. Com todo o respeito, é muita forçação de barra, para supervalorizar acontecimentos que, provavelmente, não significam nada. Talvez alguns queiram tornar-se os novos pastores de Fátima ou coisa que o valha.
A imagem acima foi interpretada como sendo isto:


A fotografia foi tirada em abril, na Polônia, terra natal de Karol Wojtyla, o falecido Papa João Paulo II, durante as celebrações dos dois anos de seu falecimento, o que mostra toda uma comoção em torno do personagem. Daí que não surpreende a interpretação dada: os poloneses acreditam que JP II apareceu para abençoá-los.
Como costuma acontecer nesses casos, a Igreja tem dado uma atenção absurda ao acontecido, consultando "especialistas" e "doutores da Igreja". A TV do Vaticano tem insistido que a imagem realmente mostra o pontífice.
Então tá.

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

A história não é de espantar, Yúdice.
Lembra-te que João Paulo II tem batido todos os recordes de velocidade em seu processo de canonização: enquanto muitos "candidatos" a santo levam séculos para ser beatificados, a Congregação para a Causa dos Santos levou menos de 2 anos para alçar JP II a esta condição.
A Igreja Católica sente que precisa manter a imagem de João Paulo II muito viva, como ícone a inspirar seu rebanho. Roma perdeu muitos fiéis para igrejas protestantes nos últimos tempos, tem-se batido para manter intactos dogmas e tradições, luta contra ataques que quase exigem sua modernização; para não capitular (e tenho certeza que ela não vai mesmo), o culto ao papa mais pop e midiático que já existiu é muito importante - daí a divulgação de mistificações como a da fogueira na Polônia. Afinal, João Paulo, apesar de seu avanço em direção ao ecumenismo e à tolerância com outras religiões, era afinadíssimo com a ala mais conservadora da Igreja, da qual Bento XVI é o ideólogo e manda-chuva.

Unknown disse...

Pra mim, é o Bozo de lado, quase perfil...
hehehehehehe

ou um ninja com vestes largas, não sei a denominação certa...

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Francisco. Inclusive publiquei uma postagem sobre a velocidade impressionante desse processo de canonização (podes encontrar pelo marcador "religião"). O mote dela era: política é política em todo lugar. Teu comentário deixa muito claro qual a finalidade em agir desse modo.

CT, não penso no Bozo, não. A figura parece humanóide, sim, mas me pareceu alguém correndo. Seja como for, apenas parece. Não é.