domingo, 21 de outubro de 2007

Representação ordinária

Pelo visto, José Nery veio para fazer a diferença, pois o Pará sempre esteve pessimamente representado na Casa do Nhola — digo, no Senado Federal. Quando nossos senadores não são tipos apagados — que nada acrescentam sequer ao Estado, que dirá ao país ou à causa da democracia —, acabam por aparecer devido às sandices que dizem ou fazem.
Veja-se agora essa do Senador Flexa Ribeiro - o mesmo que recentemente esteve empenhadíssimo em provar que não existe trabalho escravo na PAGRISA, querendo convencer-nos disso por ter, ele mesmo, vistoriado a sede da empresa numa data devidamente agendada com os proprietários. É de sua autoria um projeto de lei que reduz de 80% para 50% a área de preservação na Amazônia. Até o mais insignificante dos protozoários sabe que tal medida seria um golpe furioso na proteção da floresta. Só quem minimiza isso são os félas que, com seu vetusto, patético e criminoso discurso desenvolvimentista, querem porque querem avançar ainda mais sobre os recursos ambientais, com o mínimo de responsabilidade e riscos. E o proveito, claro, é todo internalizado, ao passo que os danos ambientais e sociais são externalizados.
Não satisfeito, Sua Excelência — pois é assim que tal sumidade deve ser chamada, na forma regimental — ainda propõe que o reflorestamento possa ser feito com espécies exóticas, não necessariamente nativas! Ou seja, transformo o ecossistema!! É como se tal proposta tivesse partido de uma besta de carga, em algum filme psicodélico do David Lynch.
Há quem sugira que o detalhezinho do projeto seja a porta aberta para o cultivo de palmáceas, o que teria por consequência a exploração comercial das novas espécies, para fabricação de biodiesel. Deus me livre pensar que um senador seria capaz de pensar em algo assim.
Deus me livre.

Nenhum comentário: