sábado, 10 de novembro de 2007

Aniversário em família

Hoje meu filho completou três anos de vida. Não se trata de um filho no sentido mais estrito do termo, e sim de uma criatura viva que o coração decide adotar. Já falei dele aqui. Trata-se de Frodo, meu golden retriever, que está diretamente associado a minha história de casado, já que adquirido durante a lua-de-mel. Portanto, tudo o que diz respeito a minha casa, a minha vida em seu sentido mais doméstico tem a ver com ele, de algum modo.


Um filhote narigudo

Só quem possui um cachorro e valoriza essa convivência compreende o que quero dizer. Não se trata daquelas futilidades, frescuras e sandices que gente sem noção comete. Cachorro é bicho e deve ser tratado como tal. Não deve comer alimentos humanos (gordurosos e nocivos à saúde), especialmente doces (tem gente que dá chocolate e até bebida alcoólica! uns criminosos!), nem dormir em nossas camas ou ditar o ritmo da casa. Não pode, também, virar a válvula de escape das frustrações e mediocridades de seus donos, o que pode ser percebido em animais que apresentam um temperamento particularmente detestável. Ele não é assim: ficou assim, por causa da má educação recebida.



Aos dois anos, um passeio e o prazer de um carinho

Ser tratado como bicho de modo algum precisa ser ruim. Muito pelo contrário. Tenho convicção de que muita gente gostaria de estar no lugar do meu Frodo. Ele tem um teto seguro, vive e dorme em lugares limpos, tem alimentação balanceada, come petiscos, possui brinquedos, acompanhamento médico e — suprema bênção — uma família devotada, gente que nutre por ele uma afeição imensa, revelada em atos de inequívoco carinho, como muitos humanos jamais lograram ter.
E retribui, com seu olhar doce, sua cauda agitada, sua alegria, seu instinto protetivo e sua entrega total, especialmente quando se deita no chão, exibe o peito e nos diz, com gestos, que confia plenamente em nós.
Como toda relação de amor, uma dádiva para nossas vidas. Feliz aniversário, Frodo. Obrigado por tudo.


Aos três anos, o charme adulto

Acréscimo em 4.10.2011
Mas eis que veio uma gravidez e uma pequenina chamada Júlia e a alegria do Frodo deixou de ser a mesma de antes...

5 comentários:

morenocris disse...

Lindo. Feliz aniversário, Frodo.

Olhe Frodo, eu tenho o Troy...um bichon frissé, branquinho, lindinho como você. Ele faz aniversário no dia 16 de fevereiro. Vai fazer 6 anos.

Beijos, Yúdice.
Beijos, Frodo.

Anônimo disse...

Yúdice, seu Frodo é realmente um belíssimo cão. Parabéns a ele. Quem cria cães, como nós, sabe como é bom. Um abraço.

Yúdice Andrade disse...

Amigos, obrigado pelas felicitações. A família recebe com carinho as manifestações.

Val-André Mutran  disse...

Mas que belo exemplar!

Não sabia que você tinha superado o trauma anteriormente relatado em inesquecível crônica sobre cão bravos!?

Vou enviar-lhe por e-mail o menino da casa.

O outro -- lamentavelmente -- morreu há exatos 1 mês e quatro dias.

Abs, parabéns e cuide do belo cão. Ele te dará mais alegrias do que muitos seres humanos.

Yúdice Andrade disse...

Curioso, Val, não me lembro dessa crônica a que aludes. Sobre o que falei?
Manda a foto, sim. Gosto de conhecer os filhos dos amigos.