sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Brasil e a síndrome do "veja bem"

Recentemente, a agência de publicidade Talent criou para a Votorantim Cimentos uma campanha na qual um pedreiro precisa explicar irregularidades numa obra e começa dizendo "veja bem..." Nos filmes seguintes, sugere-se que o grau de comprometimento da obra aumenta quanto mais o sujeito repita "veja bem..."

Tomava eu o banho matinal — momento dos meus devaneios filosóficos — quando me ocorreu que esse desculpismo é crônico no Brasil e bem pode ser utilizado para falarmos sobre o caos da segurança pública, ou mais particularmente do sistema penitenciário. Acompanhe meu raciocínio:
Quando se critica o sistema penal, que pertence ao Poder Executivo, pela ausência de vagas capazes de suprir a imensa demanda, dentre as muitas explicações ofertadas está uma transferência de culpa para o Poder Judiciário:
  • Veja bem, os processos criminais se arrastam durante anos e, especialmente no Pará, 80% dos presos são provisórios. Se o Judiciário sentenciasse mais rapidamente, teríamos menos presos provisórios e mais presos condenados.
Batemos, então, na porta do Judiciário e apresentamos nosso queixume. Mas a resposta é sabida de antemão:
  • Veja bem, temos um problema crônico de excesso de trabalho (enorme quantidade de processos), carência de juízes e de promotores de justiça, carência de infraestrutura e, para piorar, a legislação é arcaica. Se o processo penal fosse modificado, acabando com o excesso de recursos, as medidas inúteis e formalidades banais, poderíamos julgar os processos mais rapidamente.
Isso nos força, então, a procurar o Congresso Nacional, único que pode legislar sobre matéria penal. Lá, os nossos bem falantes representantes nos diriam algo do tipo:
  • Veja bem, temos inúmeras propostas para aperfeiçoamento da legislação penal, mas elas exigem um amplo debate social. Criaremos uma comissão, faremos audiências públicas e produziremos uma lei à altura das necessidades do povo brasileiro. Para isso, porém, precisamos que o governo nos dê melhores condições de trabalho, edite menos medidas provisórias que trancam a pauta das casas legislativas e seja menos corrupto, para fazermos menos CPI.
Diante disso, atravessaremos a Praça dos Três Poderes e, apresentando nossos queixumes ao Executivo Federal, escutaremos:
  • Veja bem...

2 comentários:

Sergio Lopes disse...

continuação:
no executivo diria o presidente...
veja bem companheiro Yudice, estou as voltas com problemas mais serios, principalmente com a aprovação da CPMF para que possa viajar sossegado e continuar a utilizar as beneses do cargo, sem preocupaçãos com o caixa da viúva (Brasil). Veja bem....espera para meu terceiro mandato daqui a três anos. Veja bem .... paciencia companheiro.veja bem.... vamos tomar umas talagadas aqui no Alvorada. veja bem ... , veja bem...., veja bem.....

Yúdice Andrade disse...

É plausível, Sérgio. Infelizmente.