sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Universo dos bebês

A BBC Brasil está com uma série de matérias sobre bebês, interessantíssimas. Nela, você fica sabendo, p. ex.:
  • A partir dos seis meses de vida, os bebês já apresentam inteligência social, sendo capazes de julgar se uma pessoa teve atitudes boas ou más. Trata-se de atributo universal, que não depende de aprendizagem. Mesmo rechaçando a ideia de que bebês teriam senso moral, a pesquisa da Universidade de Yale sugere que "parece ser uma parte essencial da moralidade sentir uma empatia por aqueles que fazem coisas boas e o contrário por aqueles que fazem coisas más."

  • Outra pesquisa aponta que os bebês de hoje têm duas vezes mais chances de sofrer de problemas dermatológicos do que os da geração de seus pais. O motivo? Excesso de banho. Os bebês de hoje são "limpos demais". A recomendação é de que bebês tomem banho apenas duas ou três vezes por semana! Sei não, mas acho que essa pesquisa foi conduzida por algum francês...

  • Uma terceira pesquisa conclui que "um terço dos casais dorme uma hora e meia a menos por noite, o equivalente a uma noite inteira por semana ou a mais de dois meses por ano. Para um em cada cinco pais, a falta de sono é ainda pior: quase três horas a menos por dia." O resultado: aumento das brigas entre o casal. O problema já tem até nome: síndrome do sono competitivo. Deve ser também por isso que tantos casais se separam no primeiro ano de vida do bebê.
Não deixe de ler as notícias relacionadas, que são ótimas, especialmente "Bebês que mamam no peito 'têm mãe mais inteligente'" e "Bebês de cesariana têm mais risco de morte" — esta última valiosa na luta contra os médicos canalhas que fazem de tudo para convencer as mães ao parto cesariano, porque é melhor para eles, embora pior para a mãe e para o bebê. Claro, também merecem repulsa as próprias gestantes que fazem apologia da cesariana por motivos egoísticos, travestidos de praticidade e independência.

Nenhum comentário: