terça-feira, 13 de novembro de 2007

O sistema

Agora que o Arbítrio está sendo visitado por filósofos, é melhor subir o nível dos temas. Brincadeiras à parte, navegando pelo Observatório da Imprensa encontrei um artigo muito interessante sobre o novo seriado humorístico da Rede Globo, O sistema. Criação de profissionais da melhor qualidade no ramo — o diretor José Lavigne e os roteiristas Alexandre Machado e Fernanda Young —, o programa não leva a ninguém a rir desbragadamente (a julgar apenas pelo primeiro episódio e pelo primeiro bloco do segundo — foi só o que vi), mas decididamente não é coisas para os rets de plantão, que desligam o cérebro para ver TV ou ir ao cinema. Há inteligência no ar, apesar da linguagem previsivelmente exagerada, como se vê por um Ney Latorraca de fralda.
O fato é que produtos televisivos, quando bem pensados, podem gerar discussões muitíssimo interessantes, como esta acerca de um sistema como um ente com existência própria, externa e superior aos seres humanos e, por isso mesmo, insuscetível de ser vencido.
Leia a ótima resenha aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Coincidência curiosa nossas duas postagens de hoje sobre "sistema", não acha?

E, por favor: se você subir ainda mais o nível dos temas tratados aqui, serei incapaz de acompanhá-los e não poderei mais comentar a respeito deles, hehehe.

Yúdice Andrade disse...

Até parece, André. Eu é que preciso redobrar a atenção para alcançar a profundidade das tuas idéias. Um abraço.

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, li semana passada no OI a resenha do programa e havia me interessado em assisti-lo. Com o teu post, meu interesse aumentou.
Abs.

Yúdice Andrade disse...

Experimenta, Francisco. Pode ser que te divirtas. De minha parte, acho que depois de ler esse texto, verei o programa mais com olhos críticos do que com a expectativa de rir. Não me importo de ter perdido a graça. Considero valiosa a reflexão sugerida.