segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"Bebês-medicamentos" e os dilemas morais da atualidade

Um bebê-medicamento é uma criança que não foi desejada por seus pais pela motivação óbvia do desejo de paternidade. Sua concepção se explica pelo interesse de fazer dela doadora de órgãos ou tecidos, para tratamento de um irmão, que padece de alguma doença genética. Trata-se de uma situação trazida pelos avanços da Medicina que, frequentemente, têm provocado graves controvérsias nos planos ético e moral.
A questão ora comentada, com efeito, não é nada fácil. Parece-me compreensível, dada a mentalidade latina e passional na qual fui criado, que um casal tenha um filho para salvar a vida de outro, sendo que o salvador não nasceria sob outras circunstâncias. Conheço pessoas que lidaram, p. ex., com leucemia na família e não dispunham de nenhum parente a quem recorrer. Como recriminar quem toma uma medida dessas?
Todavia, há quem pense diferente. E na Inglaterra há uma organização focada exatamente nesses dramas, atuando intensamente em contrariedade ao uso dos assim chamados bebês-medicamentos. Ela conseguiu levar o debate para as mais altas instâncias legais do país e, dentro em breve, uma decisão será tomada: um casal pode ou não ter um filho para salvar outro?
Saiba mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, que questão interessante! Cabe um mar de argumentos.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Sim, Edyr, mar de argumentos, das mais variadas ordens: sociais, religiosos, psicológicos, etc.