segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Quando não há Estado...


Reação
Sem polícia por perto, moradores de uma localidade à altura do km 28 da Alça viária deram jeito na violência, pelo menos por enquanto. Armados, eles botaram cinco assaltantes para correr e avisaram: quem for flagrado roubando vai levar chumbo.
(Repórter 70 de hoje)

Muita gente deve ter aplaudido a atitude que, não o nego, advém da necessidade. Todavia, isso não é coisa que se comemore. Não é o cidadão comum que deve viabilizar a segurança pública. Aliás, o cidadão comum sequer deveria possuir armas.

Quando o Estado se omite, o cidadão sofre. E se porventura o cidadão reage com êxito, sofrem os princípios éticos que deveriam nortear a sociedade, cada vez mais submetida à lei do Oeste. Além disso, o justiceiro que hoje impõe a sua vontade sobre o ladrão, amanhã a imporá sobre o vizinho que o aborrecer. Alguém duvida?

5 comentários:

Itajaí disse...

Preocupantes sinais de falência da prerrogativa do estado em fazer cumprir a lei e garantir a ordem. Junto a esse fato, soman-se os linchamentos e as tais milícias particulares. Demais preocupante.

Frederico Guerreiro disse...

Calma, que a Nhá Júlia disse na campanha que iria triplicar o efetivo da Polícia Militar do Pará. É só uma questão de tempo, porque a Alça Viária fica um pouco longe.

Sergio Lopes disse...

Yúdice, o Poder Público não acompanhou a evolução da violência e do banditismo, principalmente no nosso Estado.
É dificil julgar se vale a pena a justiça com as próprias mãos , na maioria das vezes, tal ação ocasionara mais violência e disturbio social, contudo, poho-me no lugar daquele que sofre uma violência e não possui resposta pelo estado. Yúdice o famoso "Jus Puniendi" que e de exclusividade estatal esta sendo mal utilizado.A tendencia e uma sociedade amedrontada e buscando meios de defesa. A chicago dos anos 40 , esta chegando até nós, valha-mos quem?

morenocris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yúdice Andrade disse...

Oliver e Sérgio, as duas considerações são bastante pertinentes. A constatação da falência do Estado tem sido uma constante em nossas vidas, não?

Fred, continuo esperando que a governadora cumpra a promessa. E penso no efeito que isso pode ter sobre a Marambaia, que fica mais perto que a Alça Viária.