segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Caridade de final de ano

Mesmo para quem, como eu, evita visões romanceadas do mundo, existe de fato algo que se pode chamar de espírito natalino. Constata-se por uma certa gentileza nas pessoas em geral, num tom acima do usual, posto que a secura no trato é bem mais frequente. Constata-se, principalmente, na iniciativa de várias pessoas em fazer doações aos necessitados, aspecto que me parece um dos mais bonitos do Natal.
Logo no começo do primeiro governo Lula, conversando com um amigo que há anos auxilia uma instituição benemerente, creio que no PAAR, ouvi dele que não pretendia fazer nenhuma doação ao Fome Zero. Economista, explicou-me que se perde um dinheiro enorme nos meandros da burocracia, por meio da criação de secretarias, pagamento de salários, infraestrutura, água, luz, telefone e o escambau. Concluiu dizendo que sua decisão estava tomada: iria à dita instituição perguntar de que eles precisavam. Um fogão, uma geladeira, algo assim. Então ele compraria e mandaria entregar lá. Com isso, ele tem a garantia de que 100% da doação serão empregados exclusivamente nos fins que ele quer ajudar, sem perdas, sem locupletamento, sem desvios.
Tive que dar razão ao amigo. Naturalmente, não recomendo que se abandonem completamente os programas caritativos de maior vulto, vinculados a instituições públicas ou privadas. Sugiro, apenas, que se tome um cuidado adicional com a destinação dada aos recursos doados. Não estou falando de corrupção ou safadezas em geral, mas de perdas inevitáveis, tais como uso de parte do montante doado para pagamento de pessoal ou contratação de transporte.
Pessoalmente, prefiro fazer como meu amigo. Se você quiser ajudar alguém e também almeja 100% de segurança, escolha uma instituição e a visite pessoalmente. Saiba como pode ajudar e defina um meio que seja útil, sem lhe causar ônus desnecessários. E não perca a oportunidade de conhecer o trabalho em si e seus beneficiários. Converse com o público atendido, leve o seu abraço, a sua solidariedade, o seu sorriso.
Asseguro-lhe que essa é a melhor parte.

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Então vamos ajudar a Casa da Rua Irituia que é 100% de aproveitamento garantido.

Yúdice Andrade disse...

Tenho certeza, amigo. Vou lá para ver que doação posso fazer. Ração para cachorro serve?